Avaliação da criatividade em graduandos do curso de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p25

Palavras-chave:

criatividade, avaliação psicológica, estudantes universitários

Resumo

A criatividade configura-se como importante capacidade humana em várias áreas de atuação, inclusive no trabalho do psicólogo. O presente artigo objetiva descrever a criatividade em um grupo de estudantes do Curso de Psicologia, no sentido de verificar se a formação na área pode criar condições para o desenvolvimento do potencial criativo. Participaram do estudo 75 acadêmicos, distribuídos igualmente em três grupos, com alunos do primeiro, quinto e décimo semestres, com idade entre 18 e 59 anos, que responderam ao Teste de Torrance - Avaliação da Criatividade por Palavras, de acordo com as especificações técnicas do referido instrumento. Após avaliação dos testes, os resultados dos três grupos foram estatisticamente comparados e os principais resultados indicaram maior índice criativo nos formandos do curso, principalmente no que tange à fluência - capacidade em cultivar um número abundante de ideias e Originalidade - habilidade para produzir ideias novas ou incomuns.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marta Luísa da Cruz Alves, Universidade Guarulhos

Psicóloga graduada pela Universidade Guarulhos

Paulo Francisco de Castro, Universidade de Taubaté

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Professor Assistente Universidade de Taubaté

Referências

Alencar, E.M.L.S. (1995). Criatividade. (2ª ed.). Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Alencar, E.M.L.S. (2002). O contexto educacional e sua influência na criatividade. Linhas Críticas, 8(15), 165-178.

Alencar, E.M.L.S. & Fleith, D.S. (2003). Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(1), 1-8.

Alencar, E.M.L.S. & Fleith, D.S. (2004). Inventário de práticas docentes que favoreçam a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(1), 105-110.

Alencar, E.M.L.S. & Fleith, D.S. (2010). Escala de práticas docentes para a criatividade na educação superior. Avaliação Psicológica, 9(1), 13-24.

Bahia, S. (2008). Criatividade e universidade entrecruzam-se? Sísifo: Revista de Ciência da Educação, 7, 51-62. Recuperado em 15 de maio de 2014 de https://bit.ly/2X60CbV.

Campos, K.C.L. & Largura, W.A.N. (2000). Criatividade na formação de psicólogos: Percepção de alunos. Psicologia Escolar e Educacional, 4(2), 11- 19.

Castanho, M.E.L.M. (2000). A criatividade na sala de aula universitária. In: I.P. Veiga & M.E.L.M. Castanho (Orgs.), Pedagogia universitária: A aula em foco. (pp. 75-89.). São Paulo: Papirus.

Justo, J.S. (2001). Criatividade no mundo contemporâneo. In: M.S. Vasconcelos (Org.), Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. (pp. 59-78). São Paulo: Moderna.

Nakano, T.C. & Wechsler, S.M. (2006). O percurso da criatividade figural do ensino médio ao ensino superior. Boletim de Psicologia, 56(125), 205-219.

Nakano, T.C. & Wechsler, S.M. (2007). Criatividade: Características da produção científica brasileira. Avaliação Psicológica, 6(2), 261-270.

Oliveira, M.L. (2001). Contribuições da psicanálise para a compreensão da criatividade. In: M.S. Vasconcelos (Org.), Criatividade: Psicologia, educação e conhecimento do novo. (pp. 21-42). São Paulo: Moderna.

Ostrower, F. (2012). Criatividade e processos de criação. (27ª ed.). Petrópolis: Vozes.

Sakamoto, C.K. (2000). Criatividade: Uma visão integradora. Psicologia: Teoria e Prática, 2(1), 50-58.

Sakamoto, C.K. (2007). As mil e uma realidades da experiência criadora: Uma metáfora do gênio criativo. In: C.K. Sakamoto (Org.), Um olhar criativo sobre a prática em psicologia: Proposições teóricas e técnicas (pp. 17-27). São Paulo: Editora Mackenzie.

Silva, T.F. & Nakano, T.C. (2012). Criatividade no contexto educacional: análise de publicações periódicas e trabalhos de pós-graduação na área da psicologia. Educação e Pesquisa, 38(3), 743-759.

Sternberg, R.J. (2006). The nature of creativity. Creativity Research Journal, 18 (1), p. 87-98. Recuperado em 16 de Agosto de 2013 de versler, S.M. (2004a). Avaliação da criatividade por palavras - Teste de Torrance. Versão Brasileira. (2ª ed. rev. ampl.). Campinas: IDB.

Wechsler, S.M. (2004b). Avaliação da criatividade verbal no contexto brasileiro. Avaliação Psicológica, 3(1), 21-31.

Downloads

Publicado

2014-06-15

Como Citar

Alves, M. L. da C., & Castro, P. F. de. (2014). Avaliação da criatividade em graduandos do curso de Psicologia. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 5(1), 25–44. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2014v5n1p25

Edição

Seção

Artigos Originais