Estudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p217

Palavras-chave:

neuropsicologia, avaliação psicológica, dislexia, dificuldades de aprendizagem

Resumo

O trabalho objetivou obter primeiras evidências de validade do Teste de Identificação de Sinais de Dislexia (TISD). Foram investigados dois grupos de crianças, um sem dificuldades de aprendizagem (n=9) e outro com dificuldades de aprendizagem (n=11), sendo o segundo selecionado em razão de possuir risco para transtornos de aprendizagem. Foram utilizados para coleta de dados o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e TISD. Os resultados evidenciaram diferenças entre os grupos nos escores dos subtestes de Leitura, Escrita, Cálculo, Consciência Fonológica, Memória de trabalho e no Total, com melhor desempenho do grupo sem dificuldades de aprendizagem. Correlações significativas e negativas entre os subtestes do TDE e do TISD foram encontradas. Verificou-se que o TISD mostrou-se capaz de diferenciar os grupos, assim como obteve correlações com outro instrumento que avaliava construtos semelhantes, sendo o objetivo desse estudo alcançado.

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Biografia do Autor

Mirza Novaes Alves, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga, especialização em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ricardo Franco de Lima, Universidade Estadual de Campinas

Neuropsicólogo, mestre e doutorando em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Rauni Jandé Roama Alves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicólogo, mestre e doutorando em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas).

Cíntia Alves Salgado-Azoni, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, pós-doutora em Ciências Médicas, UNICAMP.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga, Professora Doutora do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Sylvia Maria Ciasca, Universidade Estadual de Campinas

Neuropsicóloga, Professora Doutora Associada III, Departamento de Neurologia, UNICAMP.

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Publicado

2014-05-08

Como Citar

Alves, M. N., Lima, R. F. de, Alves, R. J. R., Salgado-Azoni, C. A., Nakano, T. de C., & Ciasca, S. M. (2014). Estudo piloto de validação do teste de identificação de sinais de dislexia (TISD). Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 4(2), 217–239. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p217

Edição

Seção

Artigos Originais