Atuação do psicólogo no CREAS em municípios de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n1p80Palavras-chave:
centro de referência especializado de assistência social (CREAS), práticas psicológicas, atuação do psicólogoResumo
O CREAS representa um importante dispositivo do SUAS, contribuindo para expansão do campo de atuação da Psicologia, o que tem fomentado discussões acerca da efetivação das práticas psicológicas nesse contexto. O presente artigo busca investigar as atribuições teórico-metodológicas utilizadas por psicólogos que atuam no CREAS em municípios de pequeno porte do estado do Paraná. Ao todo, foram entrevistados seis profissionais visando verificar se as práticas psicológicas estão sendo construídas de acordo com as orientações trazidas nas legislações, documentos inscritos e fornecidos pelo MDS, CFP e outros, buscando identificar os alcances e limites do profissional psi no referido contexto. Como resultado verificou-se que estes buscam adequar-se à realidade apresentada nas unidades de atuação conforme a territorização. Diversas ações realizadas por esses profissionais dialogam com os referenciais teóricos disponíveis, porém verifica-se a necessidade de materiais que contribuam para além do saber teórico, mas que possibilitem compreender a prática do psicólogo no CREAS.Métricas
Referências
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. (S/D). Orientações sobre a Gestão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - 1ª versão. Brasília.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. (2004). Política Nacional de Assistência Social. Brasília.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. (2006). Norma Operacional Básico de Recursos Humanos do SUAS - NOB-RH/SUAS. Brasília.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. (2009). Tipificação de Serviços Socioassistenciais. Brasília.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social. (2011). Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Brasília. Conselho Regional de Serviço Social & Conselho Federal de Psicologia. (2007). Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos (as) na política de assistência social. Brasília.
Centro de Referência Técnica de Psicologia e Políticas Públicas & Conselho Federal de Psicologia. (2009). Serviço de proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual e suas famílias: referências para atuação do psicólogo. Brasília.
Centro de Referência Técnica de Psicologia e Políticas Públicas & Conselho Federal de Psicologia. (2011). Como os psicólogos e as psicólogas podem contribuir para avançar com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – informações para gestoras e gestores. Brasília.
Macedo, J. P., Sousa, A. P. de, Carvalho, D. M. de, Magalhães M. A., Sousa, F. M. F. de & Dimenstein, M. (2011). O Psicólogo Brasileiro no SUAS: Quantos somos e onde estamos? Psicologia em Estudo, 16(3), p. 479-489.
Mello, E. P. (2011) E vamos à luta: O fazer do(a) psicólogo(a) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Ceará: Fortaleza. Recuperado em 20 de janeiro, 2013 da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD): http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7827
Romagnoli, R. C. (2012). O SUAS e a formação em psicologia: territórios em análise. Ecos, 2(1), 120-132.
Sarrieira, J. C. (2010). Apresentação. In J. C., Sarriera, E. T., Saforcada (Orgs). Introdução à psicologia comunitária: Bases teóricas e metodológicas. Porto Alegre: Sulina.
Spink, M. J. (2011). Psicologia social e saúde: Práticas, saberes e sentidos. 8 ed. Petrópolis - RJ: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Estudos Interdisciplinares em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Estudos Interdisciplinares em Psicologia. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)