Formação inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p336

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estratégias didáticas, Formação inicial de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre as estratégias didático-pedagógicas utilizadas na formação inicial de professores e identificar se essas estratégias apresentam uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa foi realizada em um curso de Pedagogia de um Instituto Superior de Ensino. Pelas características da pesquisa, optou-se por uma metodologia qualitativa, um estudo de caso etnográfico. Foram observadas as aulas de três componentes curriculares específicos e aplicados 38 questionários para os estudantes do último semestre do curso. Os dados obtidos indicam as estratégias que os estudantes preferem; a relação existente entre estratégia e aprendizagem; que os professores não utilizam, intencionalmente, estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares, mas há evidências de que os futuros professores, espontaneamente, estabelecem relações não sistematizadas com os conhecimentos já desenvolvidos pela disciplina. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Estratégias didáticas. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Maria Estela Lacerda Ferreira, Instituto Singularidades, São Paulo

Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta de Portugal. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Singularidade.

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta, Lisboa - Portugal

Doutorado em Educação UNESP -BRASIL, Pós-Doutorado pela UNICAMP e a UNED, segundo Doutorado pela UNED de Madrid, Professora Auxiliar DEED da Universidade Aberta de Portugal.

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Publicado

28-12-2020

Como Citar

FERREIRA, M. E. L.; VIEIRA BARROS, D. M. Formação inicial de professores no ensino superior: estratégias didático-pedagógicas interdisciplinares. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 336–352, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p336. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42586. Acesso em: 19 abr. 2024.