A influência de John Dewey no ensino e formação do professorado de inglês na Argentina

Gabriela Andrea Llaneza, Marisa Zelaya

Resumo


Neste breve trabalho serão identificadas as características da filosofia pedagógica deweyana em relação ao papel da experiência na aprendizagem, à construção social da linguagem e à importância da experimentação nos processos de aprendizagem para uma educação emancipatória e participativa. Na Argentina as contribuições do filósofo estadunidense incidiram de maneira tendenciosa e fragmentada, no entanto, as instituições educativas próximas ao setor privado resultaram permeáveis à filosofia pragmática-experimental. Tais instituições privadas e colégios bilíngues têm marcado tendência no ensino de inglês como língua estrangeira ao aplicar a abordagem comunicativa, a qual harmoniza princípios do construtivismo social, propostos por Jerome Bruner, e da linguística sistêmico-funcional (SFL), difundida por M.A.K. Halliday; e ao promover competências sócio-pragmáticas para a interação multicultural. Como parte da atualização dos desenhos curriculares em 1994-1995, 2007 e 2018, foi adotada a abordagem comunicativa como metodologia não só no ensino de inglês como língua estrangeira, mas também no desenho curricular da formação inicial de professores na província de Buenos Aires, em 1999 e 2017.

Palavras-chave


John Dewey; Abordagem comunicativa; Inglês como língua estrangeira; Formação docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p279

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