Pensamento, trabalho e legado de John Dewey: das suas bases filosófico-pedagógicas à aprendizagem baseada em problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p257

Palavras-chave:

Dewey, Escola ativa, Nova Escola Progressiva, ABP. Aprendizagem experiencial

Resumo

O pensador e filósofo americano John Dewey, um dos principais teóricos da Nova Escola, atribui grande importância à pedagogia como uma tarefa filosófica, considerando-a chave para reparar o atraso da filosofia em relação ao mundo moderno, (re)pensando-a como base em sua utilidade para a vida. Considerando a experiência como um conceito-chave em seu sistema filosófico, Dewey rejeita todas as formas de dualismos e destaca a importância da ciência como melhoria e o último estágio do conhecimento. Este trabalho explora o pensamento deweyano e as contribuições de outros autores que debateram seu trabalho e/ou foram influenciados por ele, buscando também as conexões existentes entre o legado desse educador por meio de sua experiência no chamado 'Laboratório Escolar' e correntes pedagógicas derivadas, como a aprendizagem experiencial e a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Em ambos os casos, essas correntes promovem o pensamento crítico e respondem aos interesses dos alunos, adaptando-se ao seu conhecimento mais direto, incorporando o método científico e desmistificando a figura do professor onisciente, substituindo seu papel autoritário do passado pelo de um guia de processo educacional que deliberadamente regula o meio ambiente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Beatriz Páez Gómez, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA)

Mestranda em Educação, Ciências Sociais e Educação pela Universidade Nacional do Centro da Provincia de Buenos Aires (UNCPBA). Professora da Faculdade de Línguas, Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Córdoba, Argentina.

Sebastián Gómez Lende, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA)

Doutor em Geografia da Universidade Nacional do Sul (UNS), Bahía Blanca, Argentina. Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (CONICET). Instituto de Geografia, História e Ciências Sociais (IGEHCS), CONICET/Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA).

Referências

ALBORT MORANT, G.; MARTELO-LANDROGUEZ, S; LEAL RODRIGUEZ, A. Fomentando el desarrollo de competencias en el alumnado mediante el uso del aprendizaje experiencial. En: JORNADA DE INNOVACIÓN E INVESTIGACIÓN DOCENTE, 8., 2017, Sevilla. Anais […]. Sevilla: Universidad de Sevilla, 2017. p. 5-13.

AUSUBEL, D. Psicología educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Ed. Trillas, 1976.

BARROWS, H. S. A taxonomy of problem-based learning methods. Medical Education, [London], v. 20, n. 6, p. 481–486, 1986. Disponible en: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1365-2923.1986.tb01386.x Consultado: 4 abr. 2020.

BUILES JARAMILLO, J. El abordaje de la educación experiencial. Colombia: Universidad de la Sabana, 2002.

CASTILLO PARRA, S. Aprendizaje basado en problemas. Chile: Facultad de Medicina, 2014.

CASTRO ALVAREZ, P.; GONZALEZ PEREZ, G.; CASAR ESPINO, L. Metodología para la organización de los cursos de inglés con fines específicos basados en el problema. Revista Interacional de Lenguas Extranjeras, Tarragona, n. 4, p. 31-54, 2015.

CEVALLOS COLUMBUS, L.; ALEGRÍA, A. Modelo de capacitación docente basado en el aprendizaje experiencial para fortalecer las competencias en la enseñanza del idioma inglés. Revista Ciencia y Tecnología, Trujillo, v. 8, n. 22, p. 263 – 277, 2012.

DEWEY, J. Democracia y educación: una introducción a la filosofía de la educación. 3. ed. Madrid: Ediciones Morata, 1916.

GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, J. John Dewey y la pedagogía progresista. En: TRILLA, J. El legado pedagógico del siglo XX para el siglo XXI. Barcelona: Grao, 2001., p. 15-39.

GUTIERREZ FERNANDEZ, M.; ROMERO CUADRADO, M.; SOLÓRZONO GARCÍA, M. El aprendizaje experiencial como metodología docente: aplicación del método Macbeth. Argos, Caracas, v. 28, n. 54, p. 127-158, 2011. Disponible en: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254- 16372011000100006&lng=es&nrm=iso Consultado: 4 abr. 2020.

HARRIS, F. Las filosofías de la educación popular de Dewey y Freire en el contexto capitalista. Encounters in Theory and History of Education, Ontario, v. 18, p. 100-118, 2017.

KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. New Jersey: Englewood Cliffs Prentice Hall, 1984.

MALDONADO SANCHEZ, F. Aprendizaje basado en problemas. Actas Congreso Internacional de Geografía, San Juan, p. 155-158, 2016.

MARTÍN GOMEZ, V. Aprendizaje basado en problemas: una alternativa para los procesos de enseñanza y aprendizaje. Mexico: Universidad de Guadalajara, 2010.

MORALES BUENO, P.; FITZGERALD, L. Aprendizaje basado en problemas. Theoria, Chile, v. 13, n. 1, p. 145-157, 2004.

MORRAL FERNÁNDEZ, A.; BOU, T. Aprendizaje basado en problemas. Revista de Fisioterapia, Murcia, n. 1, p. 26-35, 2002.

RESTREPO GOMEZ, B. Aprendizaje basado en problemas: ABP: una innovación didáctica para la enseñanza universitaria. Educación y Educadores, Colombia, v. 8, p. 9-19, 2005.

RODRIGUEZ, L. John Dewey y sus aportaciones a la educación. Revista Acta, San Luis, v. 5, p. 1-24, 2015. Disponible: https://www.universidadabierta.edu.mx/ActaEducativa/articulos/28.pdf Consultado: 20 nov. 2018.

SOUZA, R. La filosofía de John Dewey y la epistemología pragmatista. Revista Redescricoes, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1-13, 2010.

SPADAFORA, G. Democracy and education by John Dewey: rebuilding education to rebuilddemocracy. Studium Educationis, v. 18, n. 1, p. 37-52, 2017.

VARGAS BERRA, K.; GUTIERREZ, B. Aprendizaje basado en problemas en clases de idiomas. Curriculum BAT, 2015. Disponible en: http://posgradoeducacionuatx.org/pdf2015/B082.pdf Fecha de acceso: 13 feb. 2020

ZULUAGA GARCÉS, O.; MOLINA OSORIO, A.; VELÁSQUEZ ACEVEDO, L.; OSORIO VEGA, D. B. La pedagogía de John Dewey. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v. 5, n. 10/11, p. 20-30, 1994.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

PÁEZ GÓMEZ, C. B.; GÓMEZ LENDE, S. Pensamento, trabalho e legado de John Dewey: das suas bases filosófico-pedagógicas à aprendizagem baseada em problemas. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 257–278, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p257. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41107. Acesso em: 28 mar. 2024.