Impacto do cuidado para o desenvolvimento saudável da criança na primeira infância

Autores

  • Maria Alice Coelho Ribas Centro Universitário Franciscano
  • Carmen Rosane Segatto e Souza Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) http://orcid.org/0000-0002-0122-4095

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p121

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento, Idealização, Reidealização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender o impacto que o cuidado dispensado à criança na primeira infância tem sobre o seu desenvolvimento, bem como apresentar o importante papel que a idealização e a reidealização têm no que tange ao cuidado necessário com a criança para o seu desenvolvimento saudável. Foi realizado mediante uma abordagem qualitativa de revisão de literatura narrativa. Para tanto, foi feita uma análise de aspectos apontados pela literatura como relevantes para o entendimento do processo de idealização e reidealização da criança real pelos pais, segundo Franco (2015, 2016), Jerusalinsky (2006, 2010), Winnicot (2005, 2012), Bowlby (2002) e outros autores que tratam do tema. Conclui-se que a capacidade dos pais de idealização e reidealização do filho real é importante para a criação e o fortalecimento dos vínculos parentais considerados imprescindíveis ao cuidado e desenvolvimento saudável da criança.

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Biografia do Autor

Maria Alice Coelho Ribas, Centro Universitário Franciscano

Mestra em Filosofia Universidade Federal de Santa Maria. Professor assistente do Centro Universitário Franciscano.

Carmen Rosane Segatto e Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação, Saúde e Inclusão (GEPEDUSI/UFSM).

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Publicado

15-07-2020

Como Citar

RIBAS, M. A. C.; SOUZA, C. R. S. e. Impacto do cuidado para o desenvolvimento saudável da criança na primeira infância. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 1, p. 121–142, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n1p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/40432. Acesso em: 19 abr. 2024.