Políticas educacionais para a formação do jovem brasileiro: a reforma do ensino médio e as implicações da lei nº 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p187

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Reforma do Ensino Médio, Formação do jovem.

Resumo

O objetivo do texto é analisar as políticas provenientes da Reforma do Ensino Médio, aprovada por meio da Lei n° 13.415/2017 suas implicações na formação do jovem brasileiro. Questiona-se: Quais as principais alterações curriculares da Reforma do Ensino Médio e a BNCC? Quais as implicações das mudanças curriculares do Ensino Médio na formação educacional do jovem brasileiro? A pesquisa qualitativa priorizou uma investigação teórica e documental com foco na compreensão dos dispositivos legais que amparam a nova configuração do ensino médio, que regulamentam legalmente a estrutura e organização dessa etapa de ensino. Os resultados evidenciam que a política para o ensino médio esteve direcionada para a formação de sujeitos com condições mínimas para atuarem no mercado de trabalho. A reforma do ensino médio também tem direcionamentos alicerçados nas recomendações do Banco Mundial por meio de princípios da economia neoliberal como forma de mercantilizar a última etapa da educação básica e formar trabalhadores com subjetividades mínimas para serem prestadores de serviços flexíveis à disposição no mercado de trabalho. Constatou-se que o novo currículo do ensino médio, organizado em uma parte por itinerários formativos, tende a ampliar a desigualdade de acesso ao ensino superior entre os jovens estudantes de classes sociais diferentes.

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Biografia do Autor

Vinicius Renan Rigolin de Vicente, Secretaria de Estado e Educação de Mato Grosso

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor da educação básica da Secretaria de Estado e Educação de Mato Grosso.

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora em Educação (UFPR) com estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação, da Universidade de Salamanca (USAL)-Espanha. Professora adjunto d aUniversidade Estadual de Maringá

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

VICENTE, V. R. R. de; MOREIRA, J. A. da S. Políticas educacionais para a formação do jovem brasileiro: a reforma do ensino médio e as implicações da lei nº 13.415/2017. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 187–206, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/38011. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos