Percepção dos professores sobre a política educacional na cidade do Rio de Janeiro – 2009/2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p167

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação, Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho procura analisar uma nova política pública educacional implementada na cidade do Rio de Janeiro, no período de 2009 até 2016, caracterizada por uma gestão com foco no gerencialismo público. O objetivo principal foi identificar se, no período analisado, a política educacional deixou para a cidade um legado positivo, de acordo com a percepção dos profissionais (professores) que viveram essa política antes, durante e depois de sua implementação. Ficou evidente que esses professores não ficaram satisfeitos com a referida política. Com exceção de alguns aspectos tipicamente profissionais e um de âmbito nacional, ficou claro observar a insatisfação do grupo e, principalmente, a baixa aderência às ideias implementadas durante os oito anos em que a política esteve em prática.

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Biografia do Autor

Jairo Campos dos Santos, Secretaria Municipal de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro - SMF - PCRJ

Doutorado em Educação, Analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda da cidade do Rio de Janeiro - SMF - PCRJ.

Luiza Alves de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

SANTOS, J. C. dos; OLIVEIRA, L. A. de. Percepção dos professores sobre a política educacional na cidade do Rio de Janeiro – 2009/2016. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 167–186, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/37951. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos