O stricto sensu em áreas específicas e as práticas docentes de professores bacharéis no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p229

Palavras-chave:

Docência no Ensino Superior, Formação docente, Docência por bacharéis

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de Mestrado em Educação sobre formação de professores para o Ensino Superior, a partir do problema de pesquisa: Qual a perspectiva dos alunos oriundos do bacharelado sobre a formação para a docência no Ensino Superior desenvolvida no Mestrado em Educação de uma universidade pública?, visando analisar a perspectiva dos alunos bacharéis de Mestrado em Educação sobre formação para a docência no Ensino Superior. Neste artigo, o objetivo trata em refletir sobre práticas docentes de professores bacharéis do Ensino Superior, relativas às suas formações no stricto sensu. Foram levantadas informações, por meio de questionários, de 24 docentes bacharéis, 14 com formação no stricto sensu em áreas específicas e 10 em mestrado acadêmico em Educação, referentes à formação profissional, conhecimentos e experiências consideradas importantes à docência, contribuições dos cursos stricto sensu e as dificuldades enfrentadas na docência. A metodologia de pesquisa privilegiou abordagem de cunho predominantemente qualitativo, de caráter exploratório-descritivo (MINAYO, 1994). Dentre os resultados, verificou-se que os apontamentos dos participantes são muito semelhantes quando se referem aos desafios da docência. Entretanto, as contribuições dos cursos stricto sensu frequentados exerceram diferentes influências nos conhecimentos e experiências que esses bacharéis têm como fundamentais ao magistério.

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Biografia do Autor

Bruna Donato Reche, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora efetiva da Instituto Federal Catarinense.

Maura Maria Morita Vasconcellos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

DONATO RECHE, B.; VASCONCELLOS, M. M. M. O stricto sensu em áreas específicas e as práticas docentes de professores bacharéis no ensino superior. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 229–246, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35994. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos