Circuito de autorregulação da aprendizagem: interlocuções com os universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p43

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Estratégias de aprendizagem, Estudante universitário, Ensino Superior

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os significados e os desafios enfrentados por estudantes universita?rios a partir de oficinas que investiram em práticas associadas à autorregulac?a?o da aprendizagem no contexto universitário. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Modos de aprender no ambiente universitário: da autorregulação aos projetos de vida”, que inclui o Circuito APRENDIZagem: autorregulação para aprender, realizado pelo grupo de Estudos e Pesquisa em Aprendizagem Autorregulada – GEPAAR. Os dados foram reunidos por meio um questionário de informações demográficas no qual constavam informações sobre o curso em que os estudantes estavam matriculados, como também os motivos que os levaram a escolher as oficinas das quais participaram. Uma narrativa foi solicitada aos participantes ao final das oficinas. Cada estudante foi convidado a refletir sobre as dificuldades enfrentadas, bem como possíveis contribuições para o processo de aprendizagem. Apontaram também sugestões para a sequência do trabalho. Os dados foram analisados de forma qualitativa seguindo preceitos da análise de conteúdo. Constatou-se que os participantes revelaram que as oficinas oportunizaram um espaço importante de reflexão, trocas de experiências e aprimoramento das estratégias autorregulatórias.

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Biografia do Autor

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Dra. em Educação. Professora da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora Pq2/CNPq. Professora Associada UFPel

Célia Artemisa Gomes Rodrigues Miranda, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutoranda PPGE em Educação - Fae. Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

FRISON, L. M. B.; MIRANDA, C. A. G. R. Circuito de autorregulação da aprendizagem: interlocuções com os universitários. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 43–68, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35563. Acesso em: 20 abr. 2024.