Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p7

Palavras-chave:

Aprendizagem autorregulada, Estudante universitário, Avaliação psicoeducacional, Estratégias de aprendizagem

Resumo

A autorregulação envolve controle dos processos cognitivos e metacognitivos da motivação, das emoções e do comportamento. Embora o tema da aprendizagem autorregulada tenha atraído o interesse de pesquisadores brasileiros, a produção do conhecimento e sua necessária aplicação no contexto educativo ainda é incipiente. É mais recente também a preocupação com o desenvolvimento e o emprego de instrumentos mais válidos e confiáveis para medida integrada das variáveis associadas à aprendizagem autorregulada. Assim, o presente estudo é parte de uma pesquisa maior, em intercâmbio interinstitucional, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), que visa compreender os fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais associados ao sucesso acadêmico no Ensino Superior. Seu objetivo é relatar os procedimentos metodológicos relacionados à tradução e adaptação do Learning and Study Strategies Inventory – LASSI (Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem), versões para o Ensino Superior (3ª edição) desenvolvido por Weinstein, Palmer e Acee (2016), como passo inicial para os estudos futuros de validação para o seu uso no contexto brasileiro. Tem-se em vista contribuir para o avanço do conhecimento acerca da mensuração de variáveis psicológicas associadas à aprendizagem e ao sucesso acadêmico de forma mais integrada, válida e confiável.

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Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Psicóloga, Ph.D. em Educação pela University of Southern Califórnia, professora titular do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de produtividade do CNPq.

Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pedagoga, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Carolina Moreira Felicori, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciatura e Bacharelado em Letras – Português/ Inglês, Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Taylor W. Acee, Texas State University

Psicólogo, Ph.D. em Psicologia Educacional pela Universidade do Texas. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Educação para o Desenvolvimento. Departamento de Currículo e Instrução da Texas State University.

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Publicado

01-07-2019

Como Citar

BORUCHOVITCH, E.; GÓES, N. M.; FELICORI, C. M.; ACEE, T. W. Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 7–20, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35527. Acesso em: 19 abr. 2024.