Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas

Evely Boruchovitch, Natália Moraes Góes, Carolina Moreira Felicori, Taylor W Acee

Resumo


A autorregulação envolve controle dos processos cognitivos e metacognitivos da motivação, das emoções e do comportamento. Embora o tema da aprendizagem autorregulada tenha atraído o interesse de pesquisadores brasileiros, a produção do conhecimento e sua necessária aplicação no contexto educativo ainda é incipiente. É mais recente também a preocupação com o desenvolvimento e o emprego de instrumentos mais válidos e confiáveis para medida integrada das variáveis associadas à aprendizagem autorregulada. Assim, o presente estudo é parte de uma pesquisa maior, em intercâmbio interinstitucional, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), que visa compreender os fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais associados ao sucesso acadêmico no Ensino Superior. Seu objetivo é relatar os procedimentos metodológicos relacionados à tradução e adaptação do Learning and Study Strategies Inventory – LASSI (Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem), versões para o Ensino Superior (3ª edição) desenvolvido por Weinstein, Palmer e Acee (2016), como passo inicial para os estudos futuros de validação para o seu uso no contexto brasileiro. Tem-se em vista contribuir para o avanço do conhecimento acerca da mensuração de variáveis psicológicas associadas à aprendizagem e ao sucesso acadêmico de forma mais integrada, válida e confiável.

Palavras-chave


Aprendizagem autorregulada, Estudante universitário; Avaliação psicoeducacional; Estratégias de aprendizagem;

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p06

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Educação em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Educação em Análise
Issn: 2448-0320
E-mail: educanalise@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional