Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas

Evely Boruchovitch, Natália Moraes Góes, Carolina Moreira Felicori, Taylor W. Acee

Resumo


A autorregulação envolve controle dos processos cognitivos e metacognitivos da motivação, das emoções e do comportamento. Embora o tema da aprendizagem autorregulada tenha atraído o interesse de pesquisadores brasileiros, a produção do conhecimento e sua necessária aplicação no contexto educativo ainda é incipiente. É mais recente também a preocupação com o desenvolvimento e o emprego de instrumentos mais válidos e confiáveis para medida integrada das variáveis associadas à aprendizagem autorregulada. Assim, o presente estudo é parte de uma pesquisa maior, em intercâmbio interinstitucional, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), que visa compreender os fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais associados ao sucesso acadêmico no Ensino Superior. Seu objetivo é relatar os procedimentos metodológicos relacionados à tradução e adaptação do Learning and Study Strategies Inventory – LASSI (Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem), versões para o Ensino Superior (3ª edição) desenvolvido por Weinstein, Palmer e Acee (2016), como passo inicial para os estudos futuros de validação para o seu uso no contexto brasileiro. Tem-se em vista contribuir para o avanço do conhecimento acerca da mensuração de variáveis psicológicas associadas à aprendizagem e ao sucesso acadêmico de forma mais integrada, válida e confiável.

Palavras-chave


Aprendizagem autorregulada, Estudante universitário; Avaliação psicoeducacional; Estratégias de aprendizagem;

Texto completo:

PDF (English)

Referências


AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, 2013.

BARTALO, Linete. Mensuração de estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: Learning and study strategies inventory (LASSI) adaptação e validação para o Brasil. 2006. Thesis (Doctorate in Education) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2006.

BARTALO, Linete; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação e Informação, Londrina, v. 13, n. 2, 2008. Available in: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828. Access in: 15 dez.2018.

BEMBENUTTY, Hefer. New directions for self-regulation of learning in postsecondary education. New Directions for teaching and Learning, v. 126, 2011. Available in: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tl.450. Access in: 12 nov. 2018.

BORSA, Juliane Callegaro; DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; BANDEIRA, Denise Ruschel. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, 2012. Available in: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300014. Access in: 04 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Aprender a aprender: Propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n.2, 2007. Available in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651. Access in: 03 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da Psicologia Educacional a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, 2014. Available in: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0401.pdf. Access in: 07 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Avaliação psicoeducacional: desenvolvimento de instrumentos à luz da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 5, n. 2, 2006. Available in: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712006000200004. Access in: 10 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely; GANDA, Danielle Ribeiro. Fostering self-regulated skills in an Educational Psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 12, n. 2, p. 157-177, 2013.

BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Psychometric studies of the learning strategies scale for university students. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, 2015. Available in: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2015000100019. Access in: 01 nov. 2018.

DEMBO, Myron H. Applying educational psychology. 5ª ed. New York: Longman, 1994.

INEP. Resumo técnico: Censo da Educação Superior, 2018.

MEGA, Carolina; RONCONI, Lucia; BENI, Rossana de. What makes a good student? How emotions, self-regulated learning and motivation contribute to academic acheievement? Journal of Educational Psychology, v. 106, n. 1, 2013. Available in: https://www.researchgate.net/publication/263916847_What_Makes_a_Good_Student_How_Emotions_Self-Regulated_Learning_and_Motivation_Contribute_to_Academic_Achievement. Access in: 13 nov. 2018.

PRESSLEY, Michael; BORKOWSKI, John; SCHNEIDER, Wolfgang. Good information processing: What it is and how education can promote it. Journal of Educational Research, v. 13, n. 8, 1989. Available in: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0883035589900694. Access in: 28 oct. 2018.

VIJVER, Fons Van de; HAMBLETON, Ronald. Translating tests: some practical guidelines. European Psychologist, v. 1, n. 2, 1996. Available in: https://www.researchgate.net/publication/232562063_Translating_Tests_Some_Practical_Guidelines. Access in: 25 oct. 2018.

WEINSTEIN, Claire Ellen; ACEE Taylor W. Study and Learning Strategies. Handbook of College Reading and Study Strategy Research. 2.ed. Routledge, 2018.

WEINSTEIN, Claire Ellen; PALMER, David; ACEE, Taylor W. LASSI - Learning and Study Strategies Inventory. 3.ed. Clearwater, FL: H&H Publishing Company, Inc, 2016.

ZIMMERMAN, Barry. Dimensions of academic self-regulation: a conceptual framework for education. In: SCHUNK, Dale; ZIMMERMAN, B. Self-regulation of learning and performance. Issues and educational applications. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.

ZIMMERMAN, Barry; SCHUNK, Dale. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Educação em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Educação em Análise
Issn: 2448-0320
E-mail: educanalise@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional