Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p96

Palavras-chave:

Educação Literária, Currículo, Literatura, Leitura

Resumo

Neste texto, pretendemos apresentar alguns contributos para a análise do discurso oficial que emerge da transposição do conceito de educação literária para os textos normativos referentes à disciplina de Português, no Ensino Básico, em Portugal. Assim, procuramos discutir, num primeiro momento, o próprio conceito de educação literária, para, em momento seguinte, o articularmos com a problemática da leitura literária. Procuramos igualmente, ainda no quadro da reflexão teórica, destacar a relação entre a leitura literária e a subjetividade do leitor. Posteriormente, procedendo a análise documental dos acima referidos textos normativos, apresentaremos uma leitura analítica e crítica do discurso oficial. Concluímos que parece existir uma desadequação entre os objetivos de uma efetiva educação literária e o Programa e Metas Curriculares de Português com possíveis implicações negativas no possível leque de práticas adotadas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Sandra Melo, Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo

Mestre em Ensino pela Universidade de Évora / Escola Secundária Jorge Peixinho, Montijo. Portugal.

Paulo Lampreia Costa, Universidade de Évora (UE)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora / Universidade de Évora-Departamento de Pedagogia e Educação; Centro de Investigação em Educação e Psicologia-CIEP-EU. 

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

MELO, S.; COSTA, P. L. Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 96–119, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35460. Acesso em: 19 abr. 2024.

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