O ensino da leitura literária: a formação do aluno leitor no 5º do ensino fundamental

Fernanda Aparecida Ferreira Pinheiro, Rovilson José da Silva

Resumo


Este estudo teve por objetivo investigar como a escola realiza a mediação da leitura literária no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando à formação do aluno leitor. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo bibliográfico e de campo amparados pelo tratamento de dados qualitativos, em que se utilizou instrumentos como observações e registros da aula, com intuito de compreender o objeto investigado. Por meio do estudo bibliográfico buscou-se a compreensão do tema, partindo de teorias de especialistas na área referente ao ensino da leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal localizada na cidade de Cambé – Paraná, em que buscou-se compreender como a instituição orientava o trabalho com a literatura infantil por meio da mediação docente visando à formação leitora do aluno no 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Evidenciou-se a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, visto que contribui para aquisição de conhecimentos socioculturiais. Destaca-se, ainda, que a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino da leitura literária e formação do aluno leitor, deve ter comprometimento e condições física e humana adequadas para realizar por meio do trabalho docente a mediação dessa aprendizagem.

Palavras-chave


Literatura infantil; Formação de leitor; Mediação da leitura literária; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Educação em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Educação em Análise
Issn: 2448-0320
E-mail: educanalise@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional