Aprender a profissão em cooperação: processo de formação docente para a infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p73

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio, Formação de Professores

Resumo

Este texto é resultado de pesquisa realizada durante estágio de pós-doutoramento na Universidade de Évora – Portugal e tem por objetivo discutir a formação da profissão docente para a infância num contexto de cooperação entre Professoras da Universidade, Educadoras Cooperantes e Estagiárias do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade de Évora. A questão norteadora residiu em analisar como a tríade professora da universidade, educadora cooperante e estagiária contribui para a construção profissional docente. A coleta de dados resultou das escritas das alunas sobre o estágio; das observações da prática de estágio com crianças de três a seis anos de idade; dos encontros de supervisão realizados na PES (Prática de Ensino Supervisionada); entrevistas com os sujeitos da pesquisa; e, ainda, da análise de documentos que orientam a formação de educadores da infância na Universidade de Évora, como o regulamento da PES e o programa do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Contribuíram diretamente para a geração de dados da pesquisa seis sujeitos, a saber: duas professoras da universidade, duas educadoras cooperantes e duas estagiárias. Os resultados revelaram compromisso com a qualidade da formação docente, capacidade de trabalho conjunto, especialmente a relevância da cooperação entre universidade, escola e estagiária ao criarem condições objetivas para a construção da docência voltada ao trabalho pedagógico na infância.

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Biografia do Autor

Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós Doutora em Educação pela Universidade de Évora – Portugal. Doutora em Educação pela UNESP – Marília. Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Maria Assunção Folque, Universidade de Évora

Doutorada pelo Institute of Education University of London. Professora Auxiliar da Universidade de Évora (UE) – Portugal.

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Publicado

23-01-2019

Como Citar

MAGALHÃES, C.; FOLQUE, M. A. Aprender a profissão em cooperação: processo de formação docente para a infância. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 73–92, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p73. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33994. Acesso em: 29 mar. 2024.