O que cabe no currículo da educação infantil? um convite à reflexão

Autores

  • Lucineia Maria Lazaretti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n2p27

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

A organização curricular na educação infantil é uma temática polêmica; o próprio percurso histórico da educação infantil revela a falta de clareza quanto à sua finalidade. Ante isso, os objetivos deste texto são refletir sobre os desafios da organização curricular na educação infantil, trazendo algumas propostas oficiais que já iluminaram o trabalho docente e indicar caminhos para estruturar e para organizar um currículo para essa etapa de ensino. Essa discussão se faz necessária, pois, até recentemente, essa temática não era prioridade para a educação infantil, justificada pela própria origem não formal e não escolar do atendimento às crianças pequenas. Assim, diante dessa necessidade, propomos, inicialmente, alguns apontamentos sobre certos percalços e possibilidades para pensar o currículo na educação infantil, tendo em vista o fato de que o currículo pode garantir a especificidade do trabalho educativo. Os documentos oficiais destinados à educação infantil evidenciam desarticulação entre objetivos e conteúdos, com implícita concepção de criança, sem metas que definam a direção almejada por essa organização curricular. Avançamos, nessa discussão, inferindo que a organização curricular precisa responder aos seguintes questionamentos: para quê, para quem, por quê, o quê e como ensinar, evidenciando que essas questões determinam as finalidades, os propósitos e as intenções educacionais, constituindo-se no ponto de partida que justifica e dá sentido ao processo educativo. Salientamos que a tarefa de elaborar e de estruturar um currículo é desafiadora; somente quando a assumimos, teremos possibilidades de garantir a formação das complexas e das elaboradas conquistas humanas no desenvolvimento cultural das crianças pequenas.

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Biografia do Autor

Lucineia Maria Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Membro do grupo de pesquisa e ensino Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM). Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do PARFOR.

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

LAZARETTI, L. M.; ARRAIS, L. F. L. O que cabe no currículo da educação infantil? um convite à reflexão. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 2, p. 27–46, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33682. Acesso em: 28 mar. 2024.