Ensino médio integrado no campo: a experiência dos CEIERS - Centros Estaduais Integrados de Educação Rural do Espírito Santo (CEIER)

João Batista Pereira Alves, Marise Nogueira Ramos

Resumo


Este texto tem como objetivo apresentar resultados da análise sobre a integração da Educação Profissional com o Ensino Médio na experiência dos Centros Estaduais Integrados de Educação Rural (CEIERs). O fio condutor da investigação parte da premissa de que a concepção que orienta essa integração é coerente com um projeto de desenvolvimento social que nega a relação imediata da educação com o mercado de trabalho, tendo a plena formação humana como horizonte; mas reconhece a profissionalização como uma mediação necessária à classe trabalhadora de produzir sua existência por meio do seu trabalho de forma digna. O estudo empírico foi realizado mediante análise dos projetos político-pedagógicos de três CEIERs localizados em municípios do noroeste do Espírito Santo – Águia Branca (CEIER/AB), Boa Esperança (CEIER/BE) e Vila Pavão (CEIER/VP) – articulada a dados de entrevistas realizadas com diretores, professores e estudantes dessas escolas. Com este texto, pretendemos demonstrar a relação entre a concepção de Ensino Médio Integrado e a Educação do Campo, ao se constatar que, no enfrentamento de contradições impostas pela hegemonia do capital, essas escolas têm desenvolvido uma proposta político-pedagógica orientada por princípios dessa concepção mediante uma experiência da integração entre Educação Profissional e Ensino Médio na Educação do Campo.

Palavras-chave


Ensino médio integrado; Educação profissional integrada ao ensino médio; Educação do campo; CEIER

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p25

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