Ensino médio integrado: notas críticas sobre os rumos da travessia (2007-2016)

Autores

  • Emmanuel Felipe de Andrade Gameleira Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Dante Henrique Moura Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN) https://orcid.org/0000-0001-8457-7461

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p7

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Ensino médio integrado, Formação humana integral, Educação profissional

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação, no Brasil, em torno da implementação do ensino médio integrado à educação profissional técnica de nível médio (EMI). Trata-se de uma investigação qualitativa, de cunho exploratório, cuja característica tipológica assemelha-se à de trabalhos de revisão de literatura – contudo, com um recorte mais delimitado. Quinze relatórios de pesquisa, entre teses e dissertações, de 13 estados, das 5 regiões do Brasil, conformam o corpus analisado, compreendendo o período entre os anos 2007 e 2016. As pesquisas reiteram o que teóricos do campo trabalho e educação vem constatando: a travessia rumo a uma educação politécnica, que privilegie a formação humana integral, é acidentada e encontra muitos percalços, como a não apropriação dos fundamentos teóricos da proposta, a falta de financiamento, no caso das redes estaduais de ensino, e de práticas pedagógicas que não vão além da dimensão instrumental, e, consequentemente, não suscitam reflexões mais profundas sobre o funcionamento da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Emmanuel Felipe de Andrade Gameleira, Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando em Educação Profissional no Instituto Federal Rio Grande do Norte  (IFRN)

Dante Henrique Moura, Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Educação pela Universidade Complutense de Madri (UCM)/ Professor do Instituto Federal Rio Grande do Norte (IFRN)

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Publicado

23-01-2019

Como Citar

GAMELEIRA, E. F. de A.; MOURA, D. H. Ensino médio integrado: notas críticas sobre os rumos da travessia (2007-2016). Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 7–26, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33480. Acesso em: 18 abr. 2024.