O ensino para crianças de 2 e 3 anos de idade na perspectiva histórico-crítica

Autores

  • Susyane Katlyn Thum de Souza Rede Municipal de Foz do Iguaçu – PR
  • Julia Malanchen Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) https://orcid.org/0000-0003-0921-0699

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p93

Palavras-chave:

Educação infantil, Ensino, Pedagogia histórico-crítica, Teoria histórico-cultural. Desenvolvimento infantil

Resumo

Os estudos da Pedagogia Histórico-Crítica abordam o ensino como eixo norteador da Educação Infantil, visando promover o desenvolvimento integral – na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural – e garantir os direitos educacionais da criança pequena. Este estudo debate as possibilidades de efetivação dessa prioridade frente à realidade educacional. A pesquisa se guiou pela seguinte problemática: como a prática pedagógica com crianças de 2 e 3 anos de idade pode superar a tendência predominante de cuidado básico e da aplicação de atividades pontuais e não sistematizadas, para uma prática efetiva de ensino que favoreça o desenvolvimento integral da criança? O percurso do trabalho consistiu, inicialmente, em realizar um estudo teórico sobre ensino na Educação Infantil e converter seus resultados em conteúdos teóricos para um curso de Formação Continuada para professoras que trabalham em CMEIs de Foz do Iguaçu. A oferta desse curso foi opção metodológica para produzir dados da investigação, através da qual se tentou observar de que forma os conceitos e as diretrizes seriam compreendidos e assimilados na prática pelas professoras. A análise efetivada consistiu em verificar como as participantes assimilaram os conteúdos, os converteram em reflexão para direcionar seus planejamentos e aplicaram as práticas planejadas, assim como analisar as potencialidades e dificuldades do trabalho pedagógico com crianças de 2 a 3 anos de idade, que englobam a concepção de desenvolvimento infantil adotada e as dificuldades em organizar o ensino, apontando para a necessidade de repensar a formação de professores para essa etapa educacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susyane Katlyn Thum de Souza, Rede Municipal de Foz do Iguaçu – PR

Mestre em Ensino pela UNIOESTE. Professora na Rede Municipal de Foz do Iguaçu – PR.

Julia Malanchen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação.  Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Referências

ARCE, Alessandra. É possível falar em pedagogia histórico-crítica para pensarmos a educação infantil? Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013.

ARCE, Alessandra. O referencial curricular nacional para a educação infantil e o espontaneísmo: (re)colocando o ensino como eixo norteador do trabalho pedagógico com crianças de 4 a 6 anos. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010. p. 13-36.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger; MARIANI, Janeti Marmontel. O lúdico no ensino da matemática na perspectiva vigotskiana do desenvolvimento infantil. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010. p. 185-218.

HAI, Alessandra Arce. Como pensar e organizar o trabalho pedagógico na educação infantil? Contribuição da teoria histórico-cultural. In: PAGNONCELLI, Cláudia; MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de (Org.). O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia históricocrítica. Campinas: Armazém do Ipê, 2016. p. 95-109.

VALDEZ, Diane; COSTA, Patrícia L. Ouvir e viver histórias na educação infantil: um direito das crianças. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Em defesa do ato de ensinar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010. p. 163-184.

Downloads

Publicado

23-01-2019

Como Citar

SOUZA, S. K. T. de; MALANCHEN, J. O ensino para crianças de 2 e 3 anos de idade na perspectiva histórico-crítica. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 93‐112, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p93. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/33195. Acesso em: 28 mar. 2024.