O ensino para crianças de 2 e 3 anos de idade na perspectiva histórico-crítica

Susyane Katlyn Thum de Souza, Julia Malanchen

Resumo


Os estudos da Pedagogia Histórico-Crítica abordam o ensino como eixo norteador da Educação Infantil, visando promover o desenvolvimento integral – na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural – e garantir os direitos educacionais da criança pequena. Este estudo debate as possibilidades de efetivação dessa prioridade frente à realidade educacional. A pesquisa se guiou pela seguinte problemática: como a prática pedagógica com crianças de 2 e 3 anos de idade pode superar a tendência predominante de cuidado básico e da aplicação de atividades pontuais e não sistematizadas, para uma prática efetiva de ensino que favoreça o desenvolvimento integral da criança? O percurso do trabalho consistiu, inicialmente, em realizar um estudo teórico sobre ensino na Educação Infantil e converter seus resultados em conteúdos teóricos para um curso de Formação Continuada para professoras que trabalham em CMEIs de Foz do Iguaçu. A oferta desse curso foi opção metodológica para produzir dados da investigação, através da qual se tentou observar de que forma os conceitos e as diretrizes seriam compreendidos e assimilados na prática pelas professoras. A análise efetivada consistiu em verificar como as participantes assimilaram os conteúdos, os converteram em reflexão para direcionar seus planejamentos e aplicaram as práticas planejadas, assim como analisar as potencialidades e dificuldades do trabalho pedagógico com crianças de 2 a 3 anos de idade, que englobam a concepção de desenvolvimento infantil adotada e as dificuldades em organizar o ensino, apontando para a necessidade de repensar a formação de professores para essa etapa educacional.

Palavras-chave


Educação infantil; Ensino; Pedagogia histórico-crítica; Teoria histórico-cultural. Desenvolvimento infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p93

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