Jogos digitais na educação: como estudantes de pós-graduação em educação percebem seu uso em contextos escolares

Bruna Santana Anastácio, Gleice Assunção da Silva, Dulce Márcia Cruz

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar as percepções dos estudantes de pós-graduação em Educação sobre a utilização de jogos digitais no contexto escolar a partir de uma formação reflexiva. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa com nove alunos de pós-graduação em educação, regularmente matriculados na disciplina de “Jogos eletrônicos e Educação” de uma universidade pública brasileira. A coleta de dados aconteceu por meio de questionário e transcrição dos relatos e reflexões das experiências dos estudantes da pós-graduação quanto às suas práticas pedagógicas com a utilização deste recurso. Os resultados revelaram que os alunos da pós-graduação percebem a potencialidade do uso dos jogos digitais em seus contextos de atuação, salientando dificuldades, desafios e possibilidades quando aplicadas ao contexto escolar. Além disso, relataram algumas experiências de sucesso e desafios encontrados nesse caminho, os quais refletidos à luz da revisão sistemática realizada possibilitaram um olhar para os diferentes aspectos envolvidos nesta prática, dentre eles, a necessidade de um olhar atento à formação de professores neste âmbito. Alerta-se a importância de os professores estarem imersos em um desenvolvimento profissional contínuo, aprendendo a integrar as tecnologias e os jogos digitais ao currículo escolar e nas suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, é importante que os professores saibam como inserir os jogos digitais em sala de aula, compreendendo as potencialidades referentes a aprendizagem dos seus alunos, além de proporcionar experiências divertidas em contexto educacional.

Palavras-chave


Jogos Digitais; Educação; Formação Reflexiva.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p321

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