Organização do trabalho pedagógico: o valor da dimensão ética na educação infantil

Sandra Regina Mantovani Leite, Alonso Bezerra de Carvalho

Resumo


Neste artigo apresentamos como objetivo refletir sobre o valor de uma educação acolhedora e humanizadora no contexto da Educação Infantil, indicando o pensamento Aristotélico com contribuições valiosas para refletirmos sobre os problemas filosóficos e pedagógicos que envolvem a ação humana e consequentemente a ação pedagógica neste nível de ensino. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica, os textos escolhidos para esta revisão partiram de conhecimentos filosóficos numa perspectiva Aristotélica, fazendo o uso de autores que analisam o valor da relação entre a Educação e a Ética. A amizade como disposição do caráter, como virtude moral, auxilia as pessoas em suas ações e pensamentos, possibilitando o diálogo e favorecendo a reflexão e tem relevância no relacionamento entre os envolvidos no processo de ensinar e aprender. As práticas pedagógicas alicerçadas na Dimensão Ética reafirmam a necessidade de possibilitarmos às crianças um desenvolvimento integral, em que elas se sintam valorizadas como pessoas e valorizem o outro como pessoa, dessa forma torna-se essencial definir propostas pedagógicas concretizadas por meio de ações educativas que favoreçam o diálogo, a participação e a negociação. Quando o professor age com a função de afetar e de sensibilizar os envolvidos no projeto educativo em defesa da garantia dos direitos infantis possibilita o direito a uma educação de qualidade e humanizadora

Palavras-chave


Educação infantil; Ética; Formação de professores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Educação em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Educação em Análise
Issn: 2448-0320
E-mail: educanalise@uel.br

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional