Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p258

Palavras-chave:

Professor tutor –EAD, Competência didática, Letramento tecnológico

Resumo

Este artigo tem por objetivo abordar as relações ente o tutor virtual e suas competências em programas de educação a distância, considerando seu domínio no campo do letramento e do letramento digital, com lastro nos estudos publicados na ANPED. À guisa de estado da arte, realizou-se o levantamento das publicações do período entre 2009 e 2013, circunscritas aos seguintes grupos de trabalho: GT08 Formação de Professores ; GT09 Trabalho e Educação; GT10 Alfabetização, Leitura e Escrita; GT11 Política de Educação Superior e GT16 Educação e Comunicação. Os resultados mostram a predominância de pesquisas qualitativas, que reconhecem, na sua maioria, a relevância da atuação do tutor em EAD, sobretudo quanto a sua função mediadora. Mostram ainda que, a despeito da recorrente preocupação com as competências do tutor para o trânsito no ambiente virtual, as referências a competências relacionadas ao letramento digital são relegadas a segundo plano em favor de outras preocupações: implicações das TIC para o trabalho docente; tutoria e precarização do trabalho; (sub)utilização das TIC no ensino-aprendizagem etc. Os resultadosevidenciam, por fim, a necessidade de mais pesquisas envolvendo o letramento digital do tutor, tendo em vista inclusive suas implicações políticas para a formação e para o trabalho docente em EAD.

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Biografia do Autor

Ricardo Viana Velloso, Universidade São Francisco (USF)

Doutorando em Educação da Universidade São Francisco (USF), campus Itatiba (SP)

Luzia Bueno, Universidade São Francisco (USF)

Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP e Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco, campusItatiba (SP)

Referências

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Publicado

06-07-2017

Como Citar

VELLOSO, R. V.; BUENO, L. Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da arte. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 2, p. 258‐277, 2017. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n2p258. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/27530. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos