Práticas de leitura em diferentes espaços escolares

Andressa Garcia Castilho, Adriana Pastorello Buim Arena

Resumo


O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como parâmetros metodológicos os pressupostos do estudo de caso do tipo etnográfico. A investigação foi realizada em uma Escola Municipal da cidade de Uberlândia-MG. O objetivo foi o de investigar se a concepção de leitura dos professores em uma classe de 2º ano do ensino fundamental influenciava a forma como eles utilizavam os espaços da escola e seus respectivos recursos para a formação de alunos-leitores. A coleta de dados e materiais se efetivou por meio de observações e de entrevistas realizadas com uma professora responsável pela classe, duas professoras da disciplina Literatura e Música, dois laboratoristas e uma professora que atuava na biblioteca escolar. Os espaços escolhidos foram a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca e um quiosque. A análise dos dados está baseada nas concepções sobre leitura apresentadas por Kleiman, Smith, Foucambert e Silva. Ao final da pesquisa foi possível perceber que a ação docente é sempre guiada por uma concepção teórica, embora as professoras não tenham consciência disso.

Palavras-chave


Organização do espaço escolar; Desenvolvimento da leitura; Concepção

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p21

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