Narrar histórias não é brincadeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p3

Palavras-chave:

Leitura, Educação do leitor, Iniciação literária

Resumo

Este trabalho aborda as narrativas de histórias no âmbito escolar. Para tanto, buscou-se subsídios em áreas como Letras, Educação e Biblioteconomia, mas também em fontes pessoais de duas contadoras de histórias (uma pedagoga e uma bibliotecária). Apesar de uma abordagem memorialista com uma linguagem muitas vezes em um compasso oral, as autoras compartilham informações e pesquisas que podem levar, tanto pedagogos, quanto bibliotecários a refletir a respeito da importância das narrativas de histórias na escola. Destaca-se os elementos: voz, corpo, presença e texto literário que interferem no ato contar histórias para diversificados públicos e em diversas faixas etárias. O procedimento metodológico utilizado foi o método bibliográfico. Como conclusão apontou-se que ainda é pequeno o número de pesquisas a respeito das narrativas de histórias nos cursos de Biblioteconomia e Pedagogia e isso pode interferir na prática deste ato pelos professores e bibliotecários. Há uma deficiência no currículo das referidas graduações, portanto a necessidade de atualização desses profissionais é constante. Outro aspecto importante a se destacar é que os narradores orais precisam gostar de obras literárias para influenciar os seus leitores.

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Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Ciência da Informação, coordenadora do Projeto de Pesquisa “A oralidade na mediação da informação, da literatura e da memória” da UEL

Janaina Melo, Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)

Pedagoga, formada pela UNIFIL. Membro do Grupo de Pesquisa "Interface: Informação e Conhecimento"

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

BORTOLIN, S.; MELO, J. Narrar histórias não é brincadeira. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 3–20, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/18673. Acesso em: 28 mar. 2024.

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