Conhecimentos e metodologias para o ensino de arte: recortes históricos sobre a Lei 5692/71 e sobre as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná/2009

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p45

Palavras-chave:

Politica da educação, Ensino de arte, Currículo escolar, metodologia de ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre conhecimentos e metodologias propostos para o ensino de arte nos fundamentos legais da Lei nº 5.692?71 interpretados e divulgados em publicações e das Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte do Estado do Paraná/2009. O texto, numa perspectiva de análise documental, explicita os fundamentos teórico-metodológicos de dois momentos históricos, com determinações políticas e econômicas diversas, no contexto geral da Educação Artística na década de 70, e particular do Estado do Paraná com o Ensino de Arte, nos anos 2000. Busca desvelar os propósitos determinados para o campo artístico no contexto escolar, para fundamentar em que medida são encaminhados metodologias e conteúdos de arte discutidos nesses documentos que, em última instância, informam as práticas artísticas das escolas públicas paranaenses ainda hoje.

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Biografia do Autor

Maria José Dozza Subtil, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutorado em Engenharia de Produção. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG. 

 

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

DOZZA SUBTIL, M. J. Conhecimentos e metodologias para o ensino de arte: recortes históricos sobre a Lei 5692/71 e sobre as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná/2009. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 45–66, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/17435. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Artigos