A escola na visão dos estudantes da educação de jovens e adultos: narrativas e perspectivas

Autores

  • João Davi Avelar Pires Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Regina Célia Alegro Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n1p111

Palavras-chave:

Escola, Educação de jovens e adultos, Representação social

Resumo

Tendo por base a valorização e a importância que se tem dado aos conhecimentos prévios, anteriores ao ensino formal, e às narrativas dos estudantes nas últimas décadas, este trabalho apresenta uma sucinta análise de narrativas colhidas entre frequentadores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em cidades do norte paranaense. Tentamos identificar as ideias, concepções e representações que estes possuem sobre a escola e o espaço escolar considerado como ideal, bem como sua finalidade, as relações sociais que se estabelecem e o público para o qual a instituição escolar se destina. Trabalhamos, portanto, com narrativas de estudantes enquanto um tipo de linguagem, escrita, construída através da memória e também de construções e reconstruções pessoais, que podem nos fornecer indícios do que eles pensam e de que tipos de interpretação possuem. Entendemos como característica principal da narrativa seu esforço construtivo, na medida em que pensamentos, interpretações e representações sociais que se encontram presentes na estrutura cognitiva do sujeito devem ser sistematizados e ordenados, numa escrita que faça sentido e que consiga apresentar determinada visão de mundo. Destas narrativas, foram criadas categorias, a partir de aspectos comuns, e divididas por representações sobre a escola, finalidades da escola e relações entre alunos e professores.

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Biografia do Autor

João Davi Avelar Pires, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

 Mestre em História Social pela Universidade de Londrina

 

Regina Célia Alegro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educacao pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2008). Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

24-02-2016

Como Citar

PIRES, J. D. A.; ALEGRO, R. C. A escola na visão dos estudantes da educação de jovens e adultos: narrativas e perspectivas. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 1, p. 111–132, 2016. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n1p111. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/16637. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos