Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Educação em Análise?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

A revista Educação em Análise é uma publicação semestral do Departamento e do Programa de Pós- Graduação em Educação, voltada para a divulgação e o debate de temas relevantes na área da educação, bem como de áreas afins.

Serão aceitas contribuições de artigos científicos inéditos, ensaios e resenhas originais sobre temáticas educacionais que não estejam sendo submetidos a outros periódicos.
  • O texto será avaliado pela Comissão Editorial, que faz a análise da pertinência das contribuições, segundo a sua adequação à política e às normas para publicação da revista.
  • A análise de relevância e de mérito é de competência de pareceristas ad hoc que poderão aceitar, rejeitar ou aceitar mediante alterações os textos avaliados.
  • Os nomes de autores e de pareceristas serão mantidos em sigilo. Os textos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc, assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • A contribuição dos textos deverá estar em consonância com o foco e o escopo da revista.
  • Os textos podem ser de pesquisadores e estudantes em coautoria com seus respectivos orientadores (Doutor).
  • Será aceita a contribuição de autores nacionais e de autores estrangeiros em língua inglesa e espanhola.
  • O conteúdo dos textos é de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  • A identificação de autoria não deve constar no documento word, somente preenchidos nos metadados do sistema da revista.
  • Utilizar o Template disponivel para submissão do artigo. Clique aqui para dowload
  • Artigo (resultado de pesquisas teóricas e empíricas) e Ensaio: de 15 páginas a 20 páginas, incluindo referências, quadros e tabelas no corpo do texto.
  • O resumo deverá conter de até 200 (duzentas) palavras e apresentar com clareza o objeto da discussão.
  • As palavras-chave deverão ser de três a cinco, com vistas a identificar de forma clara o objeto de estudo,  de acordo com os termos disponíveis no thesaurus de Educação disponiblizado pelo INEP no endereço http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1
  • O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser apresentados em português, inglês e espanhol.
  • O título deve ser apresentado em letra maiúscula, negrito, centralizado.
  • O nome do autor deve ser preenchido somente nos metadados do sistema, assim como a  titulação e filiação institucional.
  • Caso a pesquisa tenha sido elaborada com apoio financeiro de uma instituição, deverá ser mencionada nos metadados do sistema.
  • Resenha – o texto deve conter de 08 a 10 páginas, resultado de análise de livros ou coletâneas publicados no Brasil nos últimos três anos ou no exterior nos últimos cinco anos, deve apresentar as ideias centrais dos autores, como as considerações críticas do resenhista sobre o conteúdo do livro ou da coletânea.
  • Normas para formatação
  • Os textos, bem como as citações, devem seguir as normas da ABNT, conforme Apostila com Regras Básicas para Elaboração de Trabalho, disponível em: http://www.uel.br/bc/portal/arquivos/apostila-normalizacao.pdf.
  • A apresentação dos textos deverá ser em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF, em espaçamento 1,5, página A4, margem esquerdo-direito de 3 cm e superior-inferior de 2,5 cm, recuo de 1 cm, letra Calibri, corpo 12 e as notas de rodapé na mesma letra, em corpo 10.
  • As citações literais curtas, menos de 3 (três) linhas serão integradas no parágrafo, colocadas entre aspas. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, a 4 (quatro) cm da margem esquerda, sem recuo, espaço simples, sem aspas e em corpo 11 (onze).
  • As notas de rodapé serão numeradas em caracteres arábicos e não poderão consistir em referências de documentos pesquisados. Os números das notas de rodapé inseridos no corpo do texto irão sempre sobrescritos em corpo 10 (dez), depois da pontuação.
  • As referências devem vir com esse subtítulo no fim do texto em ordem alfabética de sobrenome, conforme as normas da ABNT.

Condições para submissão

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. título, o resumo e as palavras-chave estão apresentados nos idiomas português, inglês e espanhol.
  3. As palavras chaves estão de acordo com o Thesaurus de Educação do INEP.

4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O  arquivo em word está no formato de acordo com o template  disponível em Diretrizes ao autores
  6. Inserir dados de todos os autores nos metadados no sistema, utilizando a opção incluir autor.

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Educação em Análise, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Educação em Análise. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.