Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná

Mayá Patricia Gemelli Savian, Fernanda Mendes Bezerra

Resumo


Este artigo tem como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos com a educação nas séries iniciais do ensino fundamental nos municípios do Estado do Paraná, nos anos de 2005 e 2009, através da aplicação da técnica Análise Envoltória de Dados (DEA). Os municípios foram classificados quanto à eficiência dos gastos em educação fundamental, e foi possível realizar comparações entre os municípios e mesorregiões. Os resultados sugerem que na maioria dos municípios paranaenses os gastos públicos com educação se mostraram ineficientes, o que demonstra a necessidade de revisão, por parte da administração pública, dos meios de alocação dos recursos.


Palavras-chave


Eficiência. Gastos Públicos. Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p26

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Economia e Região
E-ISSN: 2317-627X
DOI: 10.5433/2317-627X

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