Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná

Autores

  • Mayá Patricia Gemelli Savian Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Fernanda Mendes Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0002-3307-0107

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p26

Palavras-chave:

Eficiência, Gastos Públicos, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos com a educação nas séries iniciais do ensino fundamental nos municípios do Estado do Paraná, nos anos de 2005 e 2009, através da aplicação da técnica Análise Envoltória de Dados (DEA). Os municípios foram classificados quanto à eficiência dos gastos em educação fundamental, e foi possível realizar comparações entre os municípios e mesorregiões. Os resultados sugerem que na maioria dos municípios paranaenses os gastos públicos com educação se mostraram ineficientes, o que demonstra a necessidade de revisão, por parte da administração pública, dos meios de alocação dos recursos.

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Biografia do Autor

Mayá Patricia Gemelli Savian, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Fernanda Mendes Bezerra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Economia  pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora  da UNIOESTE – Campus Francisco Beltrão.

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Publicado

15-05-2013

Como Citar

Gemelli Savian, M. P., & Bezerra, F. M. (2013). Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná. Economia & Região, 1(1), 26–47. https://doi.org/10.5433/2317-627X.2013v1n1p26

Edição

Seção

Artigos