Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Economia & Região?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

I N S T R U Ç Õ E S   A O S   A U T O R E S

Não há taxas para os autores

I N S T R U C T I O N S   F O R   A U T H O R S

There are no authors charges in this journal 

Economia  e Região

A revista "Economia e Região" é uma publicação semestral, destinada a divulgar trabalhos científicos produzidos por pesquisadores brasileiros e de outros países que contribuem para o avanço da discussão teórica e prática,  aceitando artigos originais e inéditos no campo da Economia, Economia Regional, Desenvolvimento Regional e Local e temas afins.

A revista  Economia & Região adota  a política de livre acesso para autores e leitores. Não há cobrança de taxas.

1. Procedimentos para aceitação dos artigos: Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não terem sido publicados em qualquer outro periódico ou coletânea no país.  

Os trabalhos submetidos à  revista  “Economia  & Região” devem estar alinhados com a linha editorial do periódico e adotar as normas e orientações a seguir. Os artigos inéditos  e originais são avaliados no sistema double-blind review por dois pareceristas, podendo ser  encaminhados a um terceiro avaliador. Os artigos devem ser encaminhados via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) .

2. Podem ser submetidos trabalhos redigidos em português, inglês  e espanhol.

3. Os artigos devem ser submetidos pelo (SEER) SEM identificação dos autores. Para tanto, é necessário que os autores, no momento da submissão do artigo, preencham suas informações corretamente no sistema (nome completo, e-mail, instituição/afiliação, país, resumo da biografia).

4. Os trabalhos devem ser digitados no editor de texto Word 7.0 ou posterior; fonte: ARIAL; corpo: 12; página em formato A4; margens direita, superior e inferior: 2,5cm; margem esquerda: 3cm; espaçamento entrelinhas: 1,0; e alinhamento justificado. Os artigos não devem ultrapassar 10.000 palavras. Mínimo de  15 laudas e máximo de 25 laudas. Os artigos devem conter numeração nas páginas. 

5. Os artigos devem ser submetidos contendo:

5.1. título e resumo no idioma escolhido (português/espanhol/inglês)  title e abstract em inglês com, no máximo, 200 palavras. No caso de  textos  em inglês há necessidade  de incluir resumo e palavras chaves em português.

5.2. até cinco palavras-chave no idioma escolhido (português/ inglês/ espanhol) e key-words em qualquer que seja a língua do artigo.

5.3. até 3 códigos referentes à classificação do artigo segundo o Classification System for Journal Articles do Journal of Economic Literature (JEL)

6. As citações devem ser abreviadas no corpo do texto, contendo autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) e completas nas referências bibliográficas no final do texto, segundo as normas para apresentação de trabalhos técnico-científicos da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 O procedimento adotado para aceitação definitiva será o seguinte:

• Primeira etapa: seleção dos artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais.
• Segunda etapa: parecer de qualidade a ser elaborado por pareceristas “ad hoc”. A Comissão Editorial e os consultores científicos, por eles indicados, compõem o filtro de qualidade responsável por essa etapa. Os pareceres comportam quatro possibilidades:

a. aceitação integral;
b. aceitação com alterações;
c. ressubmissão do artigo, no caso de alterações significativas no texto; e
d. recusa integral.

1. As opiniões e conceitos contidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

2. Tipos de colaborações aceitas pela revista: serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem na seguinte categoria:

2.1. Artigos (mínimo de 15 laudas e máximo de 25 laudas) e  até  10.000  palavras, Página A4, espaço 1 e  letra Arial 12: apresentam, geralmente, estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Os artigos originais referentes à pesquisa experimental devem conter todas as informações necessárias que permitirão ao leitor repetir as experiências e/ou avaliar as conclusões do autor. As publicações deverão conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Agradecimentos (quando necessários), e Referências.

2.2 Resenhas (até 08 laudas): apresentação do conteúdo de uma obra de forma descritiva, que pode ser acompanhada de avaliação crítica, com a finalidade de informar ao leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro, evidenciando a contribuição do autor sobre novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias, isto é, apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra. As publicações deverão conter os seguintes tópicos: Título, referência completa e ISBN da obra resenhada, nome e breve currículo do autor, resumo do conteúdo e, quando se tratar de resenha crítica, avaliação crítica.

3. Forma de apresentação dos trabalhos

3.1. A revista  Economia & Região adota as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) conforme item itens anteriores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usar Arial12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Inserir 3 códigos JEL para avaliação.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. O texto possui abstract e keywords. O Texto possui 3 códigos  JEL.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.