v. 8 n. 14 (2014): Dossiê Tecnologia e Imagem

					Visualizar v. 8 n. 14 (2014): Dossiê Tecnologia e Imagem

Acerca das histórias e estórias da relação entre imagem e tecnologia trata esse número da Revista Domínios da Imagem. Às primeiras dedicam-se os autores dos textos aqui articulados, às segunda dedicamos uma meta-narrativa fotográfica que, de uma colaborativa, entremeia os artigos com imagens recebidas por meio de dispositivos digitais. 

________

Nossa imagem de capa é uma charge do historiador espanhol, pioneiro no que diz respeito às pesquisas sobre tecnologia, literacia e criação de escritas digitais, Antonio Rodriguez de Las Heras. Las Heras é catedrático da Universidad Carlos III de Madrid, diretor do Instituto de Cultura y Tecnología desta universidade e membro do conselho diretivo da revista TELOS. Cuadernos de Comunicación, Tecnología y Sociedad. Em 1990 foi premiado, pela FUNDESCO, por seu livro Navegar por la información. Seus trabalhos podem ser encontrados em www.arsdelash.es . Na charge que utilizamos como abertura deste número da revista Domínios da Imagem, uma curiosa comparação entre a descoberta do fogo pelo homem com a descoberta da informação nos celulares. Em ambas, o descrédito social com que a inovação é tratada socialmente, assim como a previsão de uma revolução de grandes dimensões. Longe de prever na tecnologia alguma centralidade, seja do apocalipse, seja do nirvana, gostaríamos de assinalar que mais do que máquinas de entretenimento, a tecnologia constitui um objeto de estudo que deve ser respeitado.


Publicado: 2014-07-02

Artigos do dossiê

  • Imagem e alegoria no cinema de Sylvio Back: o caso de Ana

    Rosane Kaminski
    10-25
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p10
  • Utopia concreta: um projeto modernista na cidade brasileira

    Inaê Elias Magno da Silva
    26-35
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p26
  • Espelhos da Revolução Francesa: cinema e história no estudo da cultura francófona

    Heitor Frossard, Álvaro Perini Canholi, Silvana Edna Balduino, Michele Louise de Oliveira Mrtvi
    36-54
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p36
  • Janelas urbanas e imagens eletrônicas: o mal olhado da modernidade

    Eliana Monteiro
    56-70
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p56
  • Identidade, auto-imagem e felicidade no mundo virtual

    Maria Raquel da Cruz Duran, Maria Renata da Cruz Duran
    72-84
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p72
  • “Cantei, como é cruel cantar assim”: questões de gênero nos festivais da canção (1965-1972)

    Felipe Araújo, Nanci Stancki da Luz
    86-99
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p86
  • A pintura de grau zero e os princípios do trabalho in situ em Daniel Buren

    Tiago Machado
    100-114
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p100
  • Uma aproximação diacrônica ao estudo do mito e de suas representações. O caso de uma Virgem equatoriana em New Haven e de seu nariz quebrado

    Franceso Romizi
    116-128
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p116

Artigos gerais

  • Imagens possíveis – Karpfen, Carpeaux, Ouro Preto

    Eduardo Gomes Silva, Flávio Braune Wiik
    130-148
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p130
  • O regionalismo a serviço do nacionalismo na Primeira República (1889-1930): representações das fotografias urbanas de Taquara/RS

    Alex Juarez Müller
    151-161
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p151