A Aids no cinema: uma análise do regime de imagéité no longa-metragem experimental Blue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p336

Palavras-chave:

Regime de imagéité, Blue, Cinema, HIV, Aids.

Resumo

Este artigo analisa o longa-metragem experimental Blue (1993), do realizador britânico Derek Jarman (1942-1994), a partir do conceito de regime de imagéité, proposto por Rancière (2012). Metodologicamente baseado em análise fílmica e revisão bibliográfica, este estudo investiga a relação entre dois elementos fílmicos da obra de Jarman: a tela preenchida pela cor International Klein Blue (IKB) e a narração de frases autobiográficas que contêm o vocábulo blue, na formulação de imagens que abordem, de maneira antirreducionista, a vida de pessoas que vivem com HIV/Aids. Como resultado, observa-se que, quando a narração menciona o vocábulo blue, o espectador elabora, por meio de um gesto de interpretação, uma imagem mental que é imediatamente assumida pelo IKB onipresente na tela, favorecendo uma abordagem ampla sobre a vida com HIV/Aids e, consequentemente, lançando um olhar crítico à maneira como o cinema comercial costuma tratar o tema.

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Biografia do Autor

Thiago Henrique Ramari, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Ramari, T. H. (2020). A Aids no cinema: uma análise do regime de imagéité no longa-metragem experimental Blue. Domínios Da Imagem, 14(27), 336–353. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p336

Edição

Seção

Artigos gerais