Os albúns de fotografias do jardim de infância modelo de Natal: memórias das infâncias escolares

Autores

  • Sarah de Lima Mendes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p186

Palavras-chave:

Álbuns de Fotografia, Representação, Memória, Cultura Escolar, Jardim de Infância.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a visualidade registrada pelo Jardim de Infância Modelo de Natal em meados da segunda metade do século XX em seus álbuns de fotografias escolares. A partir da percepção desse objeto de memória, aponta-se reflexões sobre representações imagéticas da infância em contextos escolares. Esse documento da cultura material escolar elabora uma narrativa acerca das turmas dos concluintes do ensino infantil, assim como das práticas que compõem o ritual de formatura. Dessa forma, tal discussão é proposta à luz dos conceitos de Representação e Memória, apresentados por Chartier (2002) e Le Goff (1996), respectivamente. Entre o abrir e o fechar dos álbuns de fotografias há uma narrativa que conta histórias mediada pelas fotos, textos e imagens, evocando um olhar sobre a cultura escolar. Por fim, percebe-se que há um padrão organizacional na composição dos álbuns que assume a função de preservar da memória.

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Biografia do Autor

Sarah de Lima Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Mendes, S. de L. (2020). Os albúns de fotografias do jardim de infância modelo de Natal: memórias das infâncias escolares. Domínios Da Imagem, 14(27), 186–210. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n27p186

Edição

Seção

Artigos do dossiê