Fotodocumentário: práxis e reflexões além da sala de aula

Autores

  • Cássia Maria Popolin Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra de Cássia Araújo Pelegrini Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p226

Palavras-chave:

Fotodocumentário, Lewis Hine, Sebastião Salgado, Jornalismo

Resumo

Este trabalho mostra o resultado parcial da práxis do fotodocumentário realizada por estudantes do segundo ano de Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina. O projeto de pesquisa do professor Dr. Paulo Boni De Lewis Hine a Sebastião Salgado: o uso e as repercussões do fotodocumentarismo de denúncia social como instrumento de transformação na sociedade foi o ponto de partida para esta atividade. Seguindo as duas referências, Hine e Salgado, e aportes teóricos como Dubois, Sontag e Collier, os estudantes fotografaram catadores de lixo reciclável e a Cooper Região, em Londrina-PR para conhecer in loco as condições e os problemas dessa categoria. O objetivo foi ratificar o papel do jornalista de trazer à tona, imagens e situações do que acontecem na sociedade, para suscitar reflexões e interrogar a consciência da população.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cássia Maria Popolin, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Comunicação Social e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestranda em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Sandra de Cássia Araújo Pelegrini, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora em Patrimônio Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Centro de Estudos das Artes e do Patrimônio Cultural (CEAPAC).

Referências

ALVES, Fabiana Aline; SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti. Jornalismo humanizado: o ser humano como ponto de partida e de chegada do fazer jornalístico. CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL - INTERCOM SUL, 9., Guarapuava, 2008. Anais... Guarapuava: INTERCOM, 2008.

ANDRADE, Rosane de Fotografia e Antropologia: olhares fora-dentro. Estação Liberdade, Educ, 2002 – São Paulo.

BONI, Paulo César Entrevista: Sebastião Salgado Discursos Fotográficos, Londrina, v.4, n.5, p.233-250, jul./dez. 2008.

BONI, Paulo César O nascimento do fotodocumentarismo de denúncia social e seu uso como “meio” para transformações na sociedade Trabalho apresentado ao Núcleo de Pesquisa Fotografia: Comunicação e Cultura do VIII Nupecom – Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Natal (RN), de 2 a 6 de setembro de 2008.

BULLA, Luiz Carlos Jr Fotografia e loucura: um olhar sobre a condição humana na experiência do transtorno mental (in: Discursos Fotográficos) Londrina: Editora Gráfica, 2005.

COLLIER, John Antropologia Visual: a fotografia como método de pesquisa trad. Iara Ferraz e Solange Martins Couceiro São Paulo: EPU, Ed da Universidade de São Paulo, 1973.

Cooper Região. Disponível em: http://www.cooperregiao.com/site/. Acesso em 29 de junho de 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges Diante da Imagem Trad. Paulo Neves São Paulo: Editora 34, 2013.

DUBOIS, Phelippe O Ato Fotográfico. Trad. Marina Appenzeller. – Campinas-SP: Papirus, 1994.

MARTINEZ, Luis Fernando A intenção por trás das lentes: o processo de construção no fotojornalismo. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Marília, Marília, 2005.

ROBIN, Marie-Monique. 100 Fotos do Século: Grandes Momentos Históricos, 1999.

SALGADO, Sebastião. Da minha terra à Terra. Trad. Julia da Rosa Simões. São Paulo: Paralela, 2014.

SALGADO, Sebastião Êxodos Alemanha: Tachen, 2016.

SAMAIN, Etienne. O fotográfico. Ed. Hucitec, 1998.

SARAMAGO, José Ensaio sobre a cegueira São Paulo: Companhia da Letras,1995.

SONTAG, Susan Diante da dor dos outros São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SONTAG, Susan Sobre Fotografia São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Popolin, C. M., & Pelegrini, S. de C. A. (2020). Fotodocumentário: práxis e reflexões além da sala de aula. Domínios Da Imagem, 14(26), 226–241. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2020v14n26p226

Edição

Seção

Artigos gerais