Imagens que fazem pensar: a seriedade e o grotesco na narrativa da Paraíso do Tuiuti e na transmissão da Rede Globo no carnaval carioca de 2018

Autores

  • Marcia Neme Buzalaf Universidade Estadual de Londrina https://orcid.org/0000-0001-8181-1945
  • Allison Guilherme Gonçalves Bella Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p6

Palavras-chave:

Paraíso do Tuiuti, Audiovisual, Escravidão, Grotesco

Resumo

Este artigo tem como objeto de análise o desfile de carnaval carioca da escola de samba do bairro de São Cristóvão/RJ, Paraíso do Tuiuti, em 2018 e a narrativa televisiva transmitida pela Rede Globo. A partir do enredo escolhido “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?” a escola propôs uma reflexão a respeito da exploração do trabalho ao longo da história e, por meio da metodologia do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, propomos analisar a narrativa da escola e a narrativa televisiva, bem como documentos externos à fonte como o enredo, o samba-enredo e entrevistas do carnavalesco Jack Vasconcelos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Neme Buzalaf, Universidade Estadual de Londrina

Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (Londrina/PR).

Allison Guilherme Gonçalves Bella, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História Social pela Universidade Estadual de Londrina (Londrina, PR).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2010.

BARBOSA, Marialva. Meios de Comunicação e usos do passado: temporalidade, rastros, vestígios e interfaces entre comunicação e História. IN. RIBEIRO, A. P. G.; HERSCHMANN, M. (org.). Comunicação e história. Interfaces e novas abordagens. RJ: GU / Mauad X, 2008, p.83-96.

Desfile de Carnaval. Carnaval Globeleza. Rio de Janeiro: Rede Globo, 11/02/2018. Transmissão da escola de samba Paraíso do Tuiuti. 1:08 hr (You Tube). Acesso em: 10/07/2018. Disponível em: https://youtu.be/cv5UvJoMVZo

GINZURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

KAYSER, Wolfgang. O Grotesco: configuração na pintura e na literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ONU BR, Entrevista concedida ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil. Acesso em: 10/07/2018. Disponível em: https://www.facebook.com/ONUBrasil/videos/1680047892079694/?hc_ref=ARRFVaFV2ltWRaxk5dvxoHdNJ7K-KkC-cra-XS1IZsH9RcxYg9GZgXUrCnTR_5Bpo4M

Paraíso do Tuiuti. Sinopse do Enredo. Rio de Janeiro: 2018. Acesso em: 10/07/2018. Disponível em: http://liesa.globo.com/2018/por/03-carnaval/enredos/paraiso/paraiso.html

RUSSO, Claudio; LUZ, Moacyr; ZEZÉ, Dona; JURANDIR; ANÍBAL. Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?. Rio de Janeiro: 2018.

Samba enredo. Acesso em: 10/07/2018. Disponível em: http://liesa.globo.com/2018/por/03-carnaval/sambasenredo/paraiso/paraiso.html

SODRÉ, Muniz e PAIVA, Raquel. O império do grotesco. Rio de Janeiro. Mauad Editora, 2002.

UOL. Entrevista concedida a Anderson Baltar. Acesso em 10/07/2018. Disponível vem: https://carnaval.uol.com.br/2018/colunas/anderson-baltar/2018/05/11/jack-vasconcelos-fazer-carnaval-e-um-ato-politico.htm

VASCONCELOS, JACK. A história da escravidão e os 130 anos da Lei Áurea serão destaque no carnaval do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018.

VASCONCELOS, JACK.. Fazer Carnaval é um ato político, diz carnavalesco criador do vampiro Temer. Rio de Janeiro: 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-20

Como Citar

Buzalaf, M. N., & Bella, A. G. G. (2020). Imagens que fazem pensar: a seriedade e o grotesco na narrativa da Paraíso do Tuiuti e na transmissão da Rede Globo no carnaval carioca de 2018. Domínios Da Imagem, 13(25), 6–24. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p6

Edição

Seção

Artigos gerais