O Glam Rock brasileiro: moda e comportamento andrógino na década de 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p65

Palavras-chave:

Androginia, Glam Rock, Moda.

Resumo

A presente pesquisa analisa Moda e comportamento relacionado à androginia do gênero musical Glam rock, surgido na Inglaterra no final dos anos 1960, como uma provocação à estética naturalista hippie. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico documental (documentários, impressos alternativos de época e peças publicitárias), analisaremos num primeiro momento a estética andrógina inerente ao Glam Rock que ganhou visibilidade com astros a exemplo de David Bowie, Marc Bolan e Lou Reed. Posteriormente, perscrutaremos a referida estética no Brasil, expressa por artistas como Ney Matogrosso, Edy Star e o grupo teatral Dzi Croquettes que escandalizaram o público brasileiro em tempos de ditadura militar com suas performances viscerais e figurinos extravagantes, transcendendo as fronteiras entre o feminino e o masculino. O Glam rock criou uma identidade rebelde através do corpo e da androginia, subvertendo ideias estabelecidas na vida e na Moda.

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Biografia do Autor

Patrícia Marcondes de Barros, Universidade Estadual Paulista

Professora no Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina. Pós Doutora na linha de pesquisa “Literatura, Cultura e Tradução” (Universidade Federal de Pelotas-UFPEL), Doutora e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

Barros, P. M. de. (2020). O Glam Rock brasileiro: moda e comportamento andrógino na década de 1970. Domínios Da Imagem, 13(25), 65–88. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2019v13n25p65

Edição

Seção

Artigos gerais