As fotografias como representação da racionalização para a formação do pequeno operário

Desiré Luciane Dominschek

Resumo


A utilização de imagens fotográficas por historiadores vem permitindo realizar trabalhos renovadores no âmbito da história, seja da educação, da saúde ou da ciência. O objetivo desta pesquisa é apresentar as fotografias como possibilidades de novas pesquisas e novas análises em trabalhos futuros, sobre o ensino profissional no Paraná. Entendendo que cada momento histórico produz representações passíveis de serem analisadas pelo historiador e que podem propiciar outras versões da temática à historiografia, propomos a apresentação da formação de jovens aprendizes por meio de imagens fotográficas na escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Curitiba, entre as décadas de 1950 a 1980. As fotografias em grande maioria produzidas por fotógrafos não identificados e/ou contratos pelo SENAI, apresentam momentos do processo de formação dos aprendizes na ótica institucional, e podem suscitar outras perspectivas de análise.

Palavras-chave


Fotografia; SENAI; Ensino profissional

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n23p55

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