O outro lado da imagem: o negativo como objeto de conhecimento

Autores

  • Patricia Camera Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Solange Ferraz de Lima Museu Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p22

Palavras-chave:

Foto Bianchi, Negativo, Curadoria.

Resumo

A maior parte dos acervos fotográficos existentes no Brasil é, fundamentalmente, composta por imagens positivas. No caso do Foto Bianchi, localizado na Casa da Memória Paraná em Ponta Grossa, a sua composição é de imagens negativas, além dos cadernos de clientes e serviços, das caixas de produtos fotográficos e alguns aparatos. Essa especificidade traz à tona uma série de discussões sobre como tratar o negativo e como potencializar seu caráter documental. Neste sentido, propõe-se comunicar a metodologia curatorial aplicada, assim como salientar sobre o que e como explorar esse tipo de objeto. Para tanto, aborda-se a ressignificação da função do curador e os métodos de associação entre sistema documental e pesquisa, tomando como base os estudos desenvolvidos por Ulpiano T. Bezerra de Meneses, Solange Lima, Vânia Carneiro de Carvalho e Ana Maria Mauad.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Camera, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Artes e do Programa de Mestrado em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-doutoranda no Museu Paulista da USP

Solange Ferraz de Lima, Museu Paulista

Diretora do Museu Paulista da USP. Livre-docente da USP.

Referências

ALVARENGA Jheniffer Batista de. Acervo Foto Bianchi: o contexto de formação e sociabilidades (2001-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientadora: Elizabeth Johansen. Co-rientadora: Patricia Camera Varella.

ALVARENGA, J. B. ; CAMERA, Patricia . O contexto de formação do Acervo Foto Bianchi em Ponta Grossa/PR. In: XV Encontro Regional de História: 100 anos da Guerra do Contestado, historiografia, acervos e fontes, 2016, Curitiba. XV Encontro Regional de História: 100 anos da Guerra do Contestado, historiografia, cervos e fontes, 2016. p. 1-13.

AMELUNXEN, von Hubertus. The Century´s memorial. In: FRIZOT, M. (ed). A New History of Photography. Könemann Verlagsgesellschaft mbH, 1998.

BEDIM, W. ; CAMERA, Patricia. O contexto comercial e a produção de Luis Bianchi: memória escrita e fotográfica. In: II Encontro Internacional de Estudos da Imagem/ V Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 8.

CAMERA, Patricia. Foto Bianchi: O caderno de controle de serviços como indicador do circuito de sociabilidades. In: II Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2013, Porto Alegre. Anais do II Encontro História, Imagem e Cultura Visual, 2013. p. 1-8.

CANABARRO, Ivo dos Santos. Dimensões da cultura fotográfica no sul do Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. v. 1. 360p.

CARVALHO Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Noções básicas para o tratamento documental de acervos fotográficos. In: CARVALHO, Antônio Carlos Duarte de (Org.). Memória da Saúde - desafios e possibilidades do trabalho em arquivos e museus de ciência. Ribeirão Preto/SP: FUNPEC - Editora, 2006, p. 23-40.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz. Fotografia como objeto de coleção e de conhecimento: por uma relação solidária entre pesquisa e sistema documental. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro, v. 32, p. 15-35, 2000.

DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVISTÍCA. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232 p. 45 CAMERA, Patricia; LIMA, Solange Ferraz de. O outro lado da imagem: o negativo como objeto de conhecimento. Domínios da Imagem, Londrina, v. 12, n. 22, p. 22-46, jan./jun. 2018.

ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2017.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1998.

GRAPHIC ATLAS. Choose a Process - Guided Tour. Disponível em: http://www.graphicsatlas.org . Acesso em: 24 de março de 2017.

HERODECK , Ana Cristina. Breve panorama sobre os serviços fotográficos realizados no Foto Bianchi (1911- 1946). In: XXV Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2016, PONTA GROSSA. Anais do XXV EAIC. PONTA GROSSA, 2016.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro; fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

LE GOFF. História e Memória. Campinas, SP: UNICAMP, 2014.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, n. 45, p. 11-36, 2003.

MENESES, Ulpiano T. Rumo a uma História Visual. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; NOVAES, S. C. (eds). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

PAVÃO, Luis. Conservação de colecções de fotografias. Dinalivro, 1997.

PEREIRA, Catarina. O retoque do negativo fotográfico – Estudo de uma colecção do Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa. ECR – Estudos de conservação e restauro. n. 2, dez. 2010.

PIMSTEIN, Ilonka Csillag. Conservacion Fotografia Patrimonial. Santiago de Chile: Ril Editores, 1999.

SAUCZUK, Eduarda. Estudo de caso da representação fotográfica individual do artista no panorama artístico-cultural pontagrossense (1910-1939). 2015. Monografia (Especialização ) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.

SOUSA, Jorge Pedro. Uma crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2000.

SOUZA, Domingos. Depoimento. [mar.2016]. Entrevistadora: Jheniffer Batista de Alvarenga. Ponta Grossa, 2016. 1 arquivo. Mp3 (tempo em 1h).

VALVERDE, Maria Fernanda. Photographic Negatives: Nature and Evolution of Processes. Advanced Residency Program in Photograph Conservation. 2nd edition. George Eastman House. Image Permanence Institute, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Camera, P., & Lima, S. F. de. (2018). O outro lado da imagem: o negativo como objeto de conhecimento. Domínios Da Imagem, 12(22), 22–46. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p22

Edição

Seção

Artigos gerais