Nas fronteiras da morte: considerações sobre as imagens religiosas e a prática historiográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p204

Palavras-chave:

Imagem, Morte, Memória

Resumo

Este texto busca refletir sobre o papel da memória na recepção de fontes visuais com ênfase nas imagens que foram confeccionadas sem o propósito de se tornarem objets d'art. Dentro deste grupo, destacam-se gravuras e iluminuras produzidas nos séculos XV e no início do XVI, na Europa, com temática cristã sobre a morte e o morrer. Neste sentido, serão utilizados os conceitos de anacronismo e montagem que foram revisitados e reformulados pelo filósofo Georges Didi-Huberman em suas mais recentes publicações.

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Biografia do Autor

Patrícia Marques de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em História Social (PPGHIS/UFRJ).

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Souza, P. M. de. (2017). Nas fronteiras da morte: considerações sobre as imagens religiosas e a prática historiográfica. Domínios Da Imagem, 11(21), 204–225. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p204

Edição

Seção

Artigos gerais