A imagem como história, uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais

Eliana Rela, Lucas Troglio

Resumo


O presente artigo foi produzido a partir das atividades do projeto de pesquisa Leitura de Imagens no Ensino de História: Um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais (LIDIHIS). Teve como objetivo analisar os recursos imagéticos de dois livros didáticos de épocas diferentes, a partir do conteúdo de Primeira República Brasileira, e avaliar sua disposição enquanto recurso para construção do conhecimento histórico. No contexto desta análise, a imagem será entendida como texto conforme estudos da pesquisadora Martine Joly. Percebemos, que as imagens são recursos presentes nos livros didáticos há décadas e que demandam propostas de problematizações que consigam extrair o seu valor pedagógico e social.

Palavras-chave


imagem; Livro didático; Ensino de História.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Domínios da Imagem
Telefone: 55 (43)3328-4589 
E-mail: dominiosdaimagem@uel.br
E-ISSN: 2237-9126