O toque como via miraculosa: imagem e materialidade na Távola Franciscana de Bonaventura Berlinghieri (1235)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p163

Palavras-chave:

Francisco de Assis, Imagem Medieval, Debate teórico.

Resumo

Os estudos do franciscanismo têm passado por uma ampla renovação, há pelo menos trinta anos, ao considerar também o papel das imagens na construção do culto ao santo e das práticas de seus sucessores. Apresentamos, aqui, considerações sobre uma dessas primeiras imagens do santo de Assisi, a távola produzida por Bonaventura Berlinghieri para a Igreja de Pescia, em 1235, propondo um estudo que considere a imagem em sua integridade, ou seja: iconografia e usos, aspectos pictóricos e sociais. Na távola citada, as cenas escolhidas para figuração são aquelas que relacionam milagre e toque taumatúrgico, relação esperada e base da ação transcendental no cristianismo ao gerar um Deus que se torna matéria. A relação toque/milagre fica clara ao pensar as atribuições e usos do objeto távola: somente essa dupla análise, imagética e de cultura material, dá conta da complexidade da imagem.

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Biografia do Autor

André Luiz Marcondes Pelegrinelli, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Londrina, com período sanduíche na Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Pelegrinelli, A. L. M. (2017). O toque como via miraculosa: imagem e materialidade na Távola Franciscana de Bonaventura Berlinghieri (1235). Domínios Da Imagem, 11(21), 163–181. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p163

Edição

Seção

Artigos gerais