Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos

Autores

  • Mara Rúbia Sant'anna Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p109

Palavras-chave:

Publicidade, Aparência, Nação

Resumo

Estudo de um anúncio de batom, da marca colgate, publicado na revista O Globo, em 1940. a partir deste anúncio, é analisado como a publicidade realizada em torno de um cosmético agencia modelos de beleza e juventude, num contexto de promoção de um forte sentimento de identidade nacional. Utilizam-se, principalmente, as ferramentas da análise imagética, considerando os processos de recepção implícitos na composição imagem/texto e sua relação
com o conjunto do suporte de sua aparição.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'anna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-10-25

Como Citar

Sant’anna, M. R. (2015). Beleza de moça: nação e publicidade de cosméticos. Domínios Da Imagem, 4(7), 109–120. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n7p109

Edição

Seção

Artigos gerais