O desenho-projeto e seu avesso nas poltronas de Luiz Henrique Schwanke

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p23

Palavras-chave:

Desenho, Arte conceitual, História da arte.

Resumo

Este artigo aborda uma série de desenhos do artista catarinense Luiz Henrique Schwanke feitos de 1978 a 1980. Os desenhos figuram poltronas de maneira naturalista e referenciam, através de seus títulos, obras de arte renascentistas, barrocas e neoclássicas. A série foi pensada a partir da discussão teórica sobre o desenho no século XVI com o historiador da arte Giorgio Vasari e contemporaneamente com o crítico Agnaldo Farias, por meio da relação entre o desenho como projeto e o desenho criador de mundos. São utilizados os escritos do próprio artista, além de cartas, reportagens e artigos publicados sobre seus trabalhos. São feitas relações com obras de Joseph Kosuth, Julio González e Tamara Andrade. Conclui-se que o artista se utiliza do desenho naturalista para acessar um trabalho conceitual realizado pelo espectador; e que seu trabalho reconcilia desenho de projeto com o desenho inventivo, representação e criação conceitual.

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Biografia do Autor

Ana Carla de Brito, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Referências

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Publicado

2011-11-01

Como Citar

Brito, A. C. de. (2011). O desenho-projeto e seu avesso nas poltronas de Luiz Henrique Schwanke. Domínios Da Imagem, 5(9), 23–32. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2011v5n9p23

Edição

Seção

Artigos gerais