Imagens do cotidiano da Escola para Todos (ou Escola Inclusiva) em finais do Século XX: tempo e espaço como focos de análise

Autores

  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p91

Palavras-chave:

Escola para todos, Imagens, Espaço e tempo Escolares.

Resumo

Este trabalho realiza análise sobre a relação espaço e tempo no processo de materialização das imagens de uma escola para todos, inclusive para os indivíduos com deficiência. Tal análise não se restringe somente ao campo da investigação da relação deficiência-escolarização, mas expressa uma preocupação com essa escola para todos, que se está reinventando, desde finais do século XX. Contudo, a escola que chamamos ‘para todos’ é algo que vem se desenvolvendo desde o fim do século XIX e ao longo do século XX em países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. No Brasil, entretanto, essa escola parece fundar-se na desarticulação entre ela própria e o tecido econômico e social. Dessa forma, as imagens do cotidiano da escola, ao assumirem características definidas pelo tempo e espaço, parecem imprimir um entre-lugar cultural e histórico em que se expressam os princípios da exclusão e da igualdade, geradores do paradoxo da escola inclusiva, ao mesmo tempo, que contribuem para a inauguração de uma nova cultura escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

AINSCOW, Mel (Org.). Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1997.

BAPTISTA, Rafael (Org). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivros, 1993.

BLANCO, Rosa. Aprendendo na diversidade: implicações educativas, mimeo, 1998.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Campinas, SP: Papirus, 1998.

CERTEAU, Michel de. GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Campinas, SP: Papirus, 1998.

ESCOLANO, Agustín B. Tiempos y espacios para la escuela: ensayos históricos. Madrid: Editorial Biblioteca Nueva, 2000.

GAIRÍN SALLÁN, Joaquín. Aspectos Didácticoorganizativos de la temporalización. In: FERMOSO, Parciano (Org.). El tiempo educativo y escolar. Estudio Intesdisciplinar. Barcelona: PPU, 1993.

MAGALHÃES, Justino. Contribuindo para a História das Instituições Educativas – entre a memória e o arquivo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 19, 1996, Caxambu. Anais... Caxambu: Mimeog, 1996.

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. A cultura escolar desenhando as relações entre ensino, aprendizagem e deficiência mental. 2003. Tese (Doutorado em História, Política e Sociedade) – PEPGE, São Paulo, 2003.

SOUZA, Fátima de. Templos de Civilização: a implantação de Escola Primaria Graduada no estado de São Paulo –1890/1910. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

VINCENT, Guy. L’education prisionnière de la forme scolaire? Scolarisation et socialization dans les sociétés industrielles. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994. p. 11-48.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Tiempos Escolares, Tiempos Sociales. Barcelona: Editorial Ariel, 1998.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

Silva, F. de C. T. (2010). Imagens do cotidiano da Escola para Todos (ou Escola Inclusiva) em finais do Século XX: tempo e espaço como focos de análise. Domínios Da Imagem, 4(6), 91–102. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p91

Edição

Seção

Artigos gerais