Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais

Autores

  • André Camargo Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p53

Palavras-chave:

Fotógrafo/pesquisador, Fotografia popular, Grupo social

Resumo

Ao problematizarmos o uso da imagem fotográfica na pesquisa em estudos culturais, abordamos duas perspectivas de análise: o fotógrafo/pesquisador, tomado neste artigo, como agente produtor, tendo suas imagens como fonte de documentação a ser incorporada aos relatórios de campo e a narrativa da pesquisa científica: fontes visuais que documentam a estrutura do conjunto social em sua ação cotidiana e a fotografia produzida no grupo, ou seja, o uso da imagem como marco de memória na reconstituição de eventos dentro do grupo social. Trata- se de padrões de representação e repetição, marcos temáticos e compositivos assim como um diálogo com o passado através dos espaços, na perspectiva de uma semiologia da imagética auto-representativa popular.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Camargo Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em ensino de sociologia pela Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte & Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1998.

BACZKO, Bronislaw. A Imaginação Social. In: ENCICLOPÉIDA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1985.

BORGES, Célia Maia. Escravos e Libertos nas Irmandades do Rosário: devoção e solidariedade em Minas Gerais: séculos XVIII e XIX. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. O camponês e a fotografia. Revista de Sociologia Política, Curitiba, PR, n. 26, jun. 2006.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. Campinas: Papirus, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Repensando a Pesquisa Participante. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1984.

COMBLIN, José. Para uma Tipologia do Catolicismo no Brasil. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 28, n. 1, p. 46-73, mar. 1968.

DEL PRIORI, Mary. A fotografia como objeto da memória. In: SILVA, René Marc da Costa. Cultura Popular e Educação. Brasília: MEC, 2008.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LAVELLE, Patrícia. O espelho distorcido: imagens do indivíduo no Brasil oitocentista. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

MARTINS, José de Souza. A imagem incomum: a fotografia dos atos de fé no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, 2002.

PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

RIBEIRO, José da Silva. Antropologia visual, práticas antigas e novas perspectivas de investigação. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 48, n. 2, 2005.

SARTRE, Jean Paul. A Imaginação. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Os pensadores)

VELHO, Gilberto. O Antropólogo pesquisando em sua cidade: sobre conhecimento e heresia. In: VELHO, Gilberto (Org.). O Desafio da Cidade: novas perspectivas de antropologia brasileira. Rio de Janeiro: Campos, 1980.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

Lopes, A. C. (2010). Por trás da imagem, ‘o olhar’: o uso da fotografia em estudos culturais. Domínios Da Imagem, 4(6), 53–66. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p53

Edição

Seção

Artigos gerais