Oralidade, ensino e imagens na visão de Túndalo

Autores

  • Adriana Maria de Souza Zierer Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p7

Palavras-chave:

Visão de Túndalo, Educação, Oralidade, Imagens

Resumo

A Visão de Túndalo é um exemplum, narrativa de caráter moralizante com a função de convencer uma platéia através de uma lição moral. Os exempla eram apresentados por pregadores religiosos com o objetivo de conversão. A narrativa foi produzida no século XII por um monge cisterciense e traduzida para o português no século XV, o que mostra a sua importância no final da Idade Média. O aspecto pedagógico está bastante ressaltado através da oralidade. É através do diálogo entre o anjo e Túndalo que são explicados detalhadamente os tormentos do Além, relacionados às faltas dos pecadores. O ente celeste também explica ao nobre os motivos que levaram os eleitos a ficar nos três espaços do Paraíso, os Muros de Prata, de Ouro e de Pedras Preciosas, segundo o seu merecimento. Além de conversar com o cavaleiro Túndalo, no intuito de convencê-lo a se tornar um bom cristão, o manuscrito também dialoga com a platéia a quem o texto era dirigido, através de vários índices de oralidade (Zumthor), com verbos como ouvir, falar, contar. Para reforçar o aspecto pedagógico do exemplum são enfatizadas imagens relacionadas aos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) no Paraíso e Inferno. A iconografia do final da Idade Média também confirma algumas descrições da Geografia do Além apresentadas na visio.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Federal Fluminense

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense

Referências

BASCHET, Jérôme. A Civilização Feudal. Rio de Janeiro: Globo, 2006.

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 1995.

CAROZZI, Claude. Le Voyage de l’Âme dans l’AuDelà d’Après la Littérature Latine (V-XIIIéme Siècle). Paris: École Française de Rome, 1994.

DANTE ALIGHIERI. Divina Comédia. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores)

DELUMEAU, Jean. O que Sobrou do Paraíso? São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

DELUMEAU, Jean. História do Medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ESTEVES, F. M. (Ed.). Visão de Túndalo. Revista Lusitana, Lisboa, v. 3, p. 97-120, 1895.

JEANROY, A. ; VIGNAUX, A. (Publiés). Vision de Tindal. In: Voyage de Raimon Perellos au Purgatoire de Saint Patrice: visions de Tindal et de Saint Paul. Textes languedocienes du XV siècle. Tolouse: E. Privat, 1903, p. 57-119.

LE GOFF, Jacques. Além. In: Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC/Imprensa Oficial do Estado, 2002, v. 1, p. 21-33.

LE GOFF, Jacques. O Imaginário Medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1994.

SCHMITT, Jean-Claude. O Corpo das Imagens. São Paulo: EDUSC, 2007.

VILLAVERDE, P. (Ed.). Visão de Túndalo. Revista Lusitana, v. 4, p. 38-52, 1982-1983.

ZIERER, Adriana. Paraíso versus Inferno: A Visão de Túndalo e a Viagem Medieval em Busca da Salvação da Alma (Século XII). In: FIDORA, Alexande; PASTOR, Jordi Pardo (Coord.). Expresar lo Divino: Lenguage, Arte y Mística. Mirabilia. Revista de História Antiga e Medieval. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio/J.W. Goethe-Universität Frankfurt/Universitat Autònoma de Barcelona, 2003. v. 2, p. 137-162.

ZIERER, Adriana. Aspectos Educacionais da Salvação Cristã na Visão de Túndalo. In: OLIVEIRA, Terezinh; VISALLI, Angelita M. (Org.). Pesquisas em Antigüidade e Idade Média: olhares interdisciplinares. São Luís: Ed. UEMA, 2007. p. 293-308.

ZUMTHOR, Paul. A Letra e a Voz. A Literatura Medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

Zierer, A. M. de S. (2010). Oralidade, ensino e imagens na visão de Túndalo. Domínios Da Imagem, 4(6), 7–22. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p7

Edição

Seção

Artigos gerais