Propostas de leitura de imagens visuais em livros didáticos de História

Autores

  • João Batista Gonçalves Bueno Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p79

Palavras-chave:

Imagens, Livros didáticos, Iconografia

Resumo

Neste artigo estudo as variadas propostas de práticas de leitura de representações iconográficas, que se encontram em livros didáticos de História, do final da década de 1960 até a década de 1990. Trabalho com mais destaque com os livros dos autores Sérgio Buarque de Holanda e Julierme de Abreu Costa, das décadas de 1970 e 1980. Proponho que os atos de visualidade dos documentos iconográficos detêm historicidade e que a leitura de imagens resultante desses atos é construída através dos interesses cognitivos de cada época. Procuro analisar práticas de composição editorial das épocas da edição dos livros, as formas de apresentação dos exercícios e os textos que apresentam orientações teóricas sugeridas nos manuais dos professores; buscando desvendar os caminhos que representem as transformações da visualidade na prática discursiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Batista Gonçalves Bueno, Universidade Estadual da Paraíba

Professor adjunto da Universidade Estadual da Paraíba

Referências

ARNHEIM ,Rudolf. Intuição e Intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes. 2004

BARBOSA , Ana Mae. Arte-educação: conflitos /acertos. São Paulo: Max Limonad Ltda. 1985

BUENO, João Batista Gonçalves . Representações Iconográficas em livros didáticos de história. 2003. Dissertação (Mestrado) - UNICAMP, Campinas, 2003.

BRASIL, Pedro. História do Brasil: ciclo Ginasial. 2. ed. São Paulo: Didática Irradiante AS,1970.

CARVALHO, L.G. Motta. Ensino Moderno de História do Brasil, 1º série Ginasial. São Paulo: Ed. Do Brasil, 1972. (Coleção Didática do Brasil)

CHOPPIN, Alain. Historia dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

COSTA, Julierme de Abreu. História do Brasil. Para Estudos Sociais- 6ª série: especialmente indicado para estudo dirigido. São Paulo ,SP: IBEP – 197?, 1971.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus,1993.

MUNAKATA Kazumi. Produzindo Livros Didáticos e Paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educaçã) - PUC-SP , 1997

NADAI, Elza. História do Brasil 1: Brasil Colônia: 1º grau São Paulo: SP Melhoramentos 1985

PAIVA, Eduardo França . História & Imagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PILETTI,Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida. São Paulo: Ática, 2000. v.1.

SCARELI, Giovana. Cinema e História em quadrinhos: um grande encontro .In: INMIRANDA , Carlos Eduardo Albuquerque, RIGOTTI, Gabriela Fiorin (org) . Imagens e Educação – Estudos. São Paulo: Fiúza, 2006.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Como Citar

Bueno, J. B. G. (2008). Propostas de leitura de imagens visuais em livros didáticos de História. Domínios Da Imagem, 2(3), 79–94. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2008v2n3p79

Edição

Seção

Artigos gerais