“Ai de vós almas depravadas” - um estudo iconográfico sobre a pintura de teto da capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Prados, séculos XVIII e XIX

Autores

  • Kellen Cristina Silva UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p118

Palavras-chave:

Iconografia, Apocalipse, Arte Colonial.

Resumo

O presente artigo tem a finalidade de apresentar um estudo iconográfico da pintura de teto da igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Prados, Minas Gerais. A pintura data da virada do século XVIII para o XIX e apresenta uma iconografia divergente daquela comumente utilizada na ornamentação dos tetos das igrejas e capelas da região. Atrelado a isso, conjugamos as relações existentes no Novo Mundo, sobretudo ao que tange o imaginário religioso existente tanto na Península Ibérica, quanto aquele nascido da mestiçagem colonial. Para tal empreitada, nos valemos dos estudos de Aby Warburg, que considerava a imagem como um “sintoma” dos medos e anseios que permeiam os questionamentos do homem, afirmando que a imagem está sempre pronta para “reencarnar” quando determinadas emoções afloram.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kellen Cristina Silva, UFSJ

Mestre em História na UFSJ. Doutoranda pela UFMG

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 19, p. 132-143, dez. 2009.

ARIÈS, Philippe. O homem diante da morte. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

AYALA, Felipe Guáman Poma de. Nueva coronica y buen gobierno. Lima: Fondo de Cultura Económica, 2005. [finalizado em 1615]. Disponível em http://www.latinamericanstudies.org/incas/Nueva_coronica_1.pdf. Acesso em: 24 mar. 2015.

BORJA GÓMEZ, Jaime Humberto. Imágenes del demonio em la cultura visual neogranadina. In: GAWRYSZEWSKI, Alberto (Org.). Olhares sobre narrativas visuais. Niterói: Editora da UFF, 2011.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. Notas sobre um pintor lusobrasileiro e a iconografia dos novíssimos (a morte, o juízo, inferno e o paraíso) em fins da época colonial. Revista de História e Estudos Culturais, v. 9, ano. IX, n. 2, maio/jun./jul./ago. 2012.

CAMPOS, Adalgisa Arantes. As Irmandades de São Miguel e as Almas do Purgatório: culto e iconografia no setecentos mineiro. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.

COSTA, Iraci del Nero da. Análise de Morbidade nas Gerais (Vila Rica, 1799- 1801). In: LUNA, Francisco. V; COSTA, Iraci del Nero; KLEIN, Hebert S. Escravismo em São Paulo e Minas Gerais. São Paulo: EDUSP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente: 1300-1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GRUZINSKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristovão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HEINZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos: imagens e sinais da arte cristã. São Paulo: Paulus, 1994.

O AUTO da Compadecida. Direção: Guel Arraes. Brasil: Globo Filmes, 1999. SANT’ANNA, Sabrina Mara. A boa morte e o bem morrer: culto, doutrina, iconografia e irmandades mineiras (1721 a 1822). 2006. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

STASTNY, Francisco. Síntomas medievales en el "barroco americano". Lima: IEP, 1993. (Documento de Trabajo, 63. Serie Historia del Arte, 1).

SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. São Paulo: Ed. Agir, 2005. VÉRARD, Antoine. L’art de bien viure et de bien mourir, etcetera. Paris [Antoine Vérard] for André Bocard, 12 Feb. 1453 [i.e. 1493/94]. From the Rare Book and Special Collections Division at the Library of Congress.

VOVELLE, Michel. Imagens e imaginário na história: fantasmas e certezas nas mentalidades desde a Idade Média até o século XX. São Paulo: Editora Ática, 1997.

WEBER, Regina; PEREIRA, Elenita Malta. Halbwachs e a memória: contribuições à história cultural. Revista Territórios e Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 104-126, jan./jun. 2010.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

Silva, K. C. (2015). “Ai de vós almas depravadas” - um estudo iconográfico sobre a pintura de teto da capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Prados, séculos XVIII e XIX. Domínios Da Imagem, 9(17), 118–144. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p118

Edição

Seção

Artigos do dossiê