Para além dos reducionismos educacionais: estudo de caso sobre as apropriações dos jogos eletrônicos entre crianças de 6 a 9 anos em uma escola do município de Cianorte - PR (2012)

Autores

  • Adriély da Silva Santos Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n12p9

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Infância, Educação.

Resumo

O presente artigo analisa as apropriações infantis em relação aos jogos eletrônicos, atinando, também, para as práticas expressas pelas crianças. Busca-se desconstruir os preconceitos do campo científico e escolar referentes aos games, problematizando as relações entre o instrumento midiático e a educação. A amostra foi composta por trinta e uma crianças entre aproximadamente 6 a 9 anos de idade que estudam em uma escola de Ensino Fundamental localizada em São Lourenço, distrito da cidade de Cianorte (Paraná), no ano de 2012. Os alunos foram analisados por meio de tratamentos qualitativos em um estudo de caso no qual se utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas, permitindo um diálogo “aberto” com as
crianças e a possibilidade de adaptação da entrevista de acordo com as eventuais informações que foram encontradas no decorrer da investigação. Do ponto de vista teórico, foram utilizados os conceitos de representação e apropriação propostos por Roger Chartier, bem como algumas premissas da área da educomunicação.

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Biografia do Autor

Adriély da Silva Santos, Universidade Estadual de Maringá.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

Santos, A. da S. (2013). Para além dos reducionismos educacionais: estudo de caso sobre as apropriações dos jogos eletrônicos entre crianças de 6 a 9 anos em uma escola do município de Cianorte - PR (2012). Domínios Da Imagem, 7(12), 9–24. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2013v7n12p9

Edição

Seção

Artigos gerais